A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento que assinala a data da operação militar conduzida por parte das Forças Armadas Portuguesas, que resultou na “consolidação da democracia representativa em Portugal no pós 25 de Abril”.
Tal celebração é levada a cabo no seguimento da aprovação da mesma, com maioria, na sessão plenária realizada a 28 de junho de 2024.
Esta, é uma sessão solene que comemora 49 anos deste acontecimento, “data determinante no desenrolar dos eventos históricos que levaram à consolidação da democracia no país, e que (…) a celebração do 25 de novembro deve ser uma oportunidade não apenas para recordar o passado, mas também para reforçar o compromisso com os princípios democráticos que sustentam a nossa sociedade”, lembram os responsáveis da autarquia.
O encontro está agendado para as 18:30, no Salão Nobre da Assembleia Municipal, contando com a intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento, do Presidente de Câmara, Mário Passos, e dos representantes dos partidos com assento no órgão.
Os visitantes serão ainda presenteados com uma exposição explicativa dos acontecimentos que marcaram esta data.