O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir deste domingo.
Este, será um dia marcado por chuvas fortes, que chegam acompanhadas por ventos que podem chegar aos 70 quilómetros por hora.
Este cenário deve manter-se até segunda-feira.
Para além disto, são esperados valores máximos da temperatura na ordem dos 22 graus, enquanto que as temperatura mínimas se devem fixar nos 12 graus.
De acordo com a mesma fonte, a superfície frontal fria, que atravessará o território nacional entre o final de domingo e a manhã de segunda-feira, provocará o aumento da intensidade do vento, com rajadas que poderão atingir entre os 70 e os 80 quilómetros no litoral norte e centro e os 90 e 100 quilómetros nas terras altas.
Entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira está prevista também precipitação forte, em especial no Minho e nas regiões montanhosas.
Já a partir de sábado, as previsões do IPMA apontam para um aumento da agitação marítima, com ondas entre os 2 e os 3,5 metros e no domingo entre os 3 e os 4,5 metros
“Aconselha-se o acompanhamento da situação meteorológica e dos avisos ao longo dos próximos dias”, alerta o IPMA.