Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Professor de Moral julgado à porta fechada para garantir “exclusão de publicidade”

Publicado

em

O Tribunal de Guimarães decidiu hoje julgar à porta fechada um professor de Educação Moral e Religião Católica de uma escola de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, acusado de abusar sexualmente de 15 alunas menores.

O coletivo de juízes determinou que, tendo em conta os crimes de cariz sexual em causa e o facto de as vítimas serem menores, o julgamento se realizasse com “exclusão de publicidade”, ou seja, sem a presença de público e da comunicação social.

O julgamento, que arrancou na tarde de hoje, com a presença do arguido, que está em liberdade, continua em 13 de dezembro.

O arguido, à data dos factos docente de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, está acusado de 87 crimes de abuso sexual de menores dependentes, sendo as vítimas 15 alunas com idades entre os 14 e os 17 anos.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), entretanto confirmada por um juiz em sede de fase de instrução, os crimes terão sido cometidos essencialmente durante os ensaios da companhia de teatro O Andaime, que o arguido criou naquela escola e de que era encenador.

Outros abusos terão acontecido durante aulas de moral e numa deslocação a um festival de teatro em Penafiel.

Na instrução, fase facultativa que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue e em que moldes para julgamento, o arguido negou tudo, alegando que em causa estará uma “cabala” montada por um grupo de alunas que se sentiram “rejeitadas ou trocadas” enquanto atrizes e que, desta forma, querem vingar-se com acusações infundadas.

Para o arguido, a acusação funda-se em “relatos frágeis” das alunas, em “depoimentos indiretos” de pessoas a elas ligadas por vínculos familiares ou de amizade, ou em testemunhos de umas em relação às outras.

Acrescenta que a denúncia anónima que esteve na origem do processo foi uma “combinação entre todos os que nela intervieram, de forma a arrasarem completamente” com a sua reputação e com a companhia de teatro que fundou no seio da escola.

A juíza de instrução criminal decidiu, contudo, levar o arguido a julgamento, pois considerou haver prova “robusta” de que terá cometido “inúmeros atos atrozes”, aludindo mesmo a alguns casos de “gravidade extrema” e considerando que a tese de cabala “é completamente descabida”.

Na decisão instrutória, a juíza sustenta ainda que o arguido “era uma figura idolatrada e adorada” por todos quantos frequentavam as suas aulas de teatro.

“Não podemos esquecer que, na adolescência, vemos os professores como um modelo a seguir. Confiamos nos seus ensinamentos. Por isso, foi tão fácil ao arguido a prática reiterada destes abusos, que foram auxiliados pela posição que ocupava e pelo modo como as alunas o viam. Numa altura em que se carregam todos os sonhos do mundo, estas meninas sonhavam em ser atrizes e tinham alguém de confiança que as inspirava e que as fazia sonhar”, lê-se na decisão instrutória.

Para a juíza, o arguido aproveitou-se desse sonho para manipular as alunas.

O docente foi alvo de um processo disciplinar por parte da Inspeção Geral de Educação e Ciência, de que resultou a sua suspensão preventiva entre 04 de fevereiro e 17 de junho de 2019.

Depois disso retomou a atividade mas, em finais de outubro de 2022, e segundo disse na altura o Ministério da Educação, “foi afastado da escola, enquanto se aguardam as decisões” dos processos disciplinar e judicial em curso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Saída da Avenida Marechal Humberto Delgado esteve cortada após derrame na via

O derrame de uma substância oleosa levou ao corte do trânsito num segmento da Avenida Marechal Humberto Delgado, que faz...

Desportohá 9 horas

“Não esperávamos chegar tão longe”. Mafalda Mesquita e Tiago Costa nadaram mais rápido e foram campeões na Roménia

Famalicão já nos habituou a resultados desportivos de excelência e uma das modalidades que mais pódios e medalhas traz para...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda lamenta morte do artista plástico Sergio Lima

A Fundação Cupertino de Miranda, de Famalicão, lamentou hoje o falecimento de Sergio Lima, artista brasileiro que está representado na...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Sofia Correia toma  posse como coordenadora das Mulheres Socialistas

Sofia Correia tomou  posse, esta semana,  como coordenadora das Mulheres Socialistas, Igualdades e Direitos de Famalicão, na sequência dos resultados...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão apresenta amanhã o plantel e novo equipamento no centro da cidade

Este sábado, o Futebol Clube Famalicão apresenta o plantel 2024/2025. A festa vai acontecer na Praça Cupertino de Miranda, no...

Famalicãohá 13 horas

Dia dos Avós celebrado no Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Foram cerca de 300 os séniores que se reuniram nesta Sexta feira, dia em que se comemora o Dia Mundial...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Campo de Jogos da Breia em Vermoim de cara lavada e com novo regulamento

A Junta de Freguesia de Vermoim procedeu à limpeza e manutenção do Campo de Jogos da Breia.”Foram substituídas as balizas...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Programa Casa Feliz ajuda mais 10 famílias a melhorar as suas habitações

O programa municipal “Casa Feliz” vai ajudar mais 10 famílias famalicenses a realizar obras nas suas habitações. Os novos apoios...

Desportohá 15 horas

Diário da Volta a Portugal, dia 3

A Volta a Portugal é na Fama Rádio. Acompanhe aqui o resumo diário do repórter Armando César, referente à última...

Regiãohá 15 horas

Santo Tirso: mulheres que burlavam idosos detidas pela GNR. Duas ficaram em prisão preventiva

A GNR  deteve, no passado dia 23 de julho,  três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58...

Arquivo

Mais Vistos