Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Professor de Moral acusado de abusar de 15 alunas menores começa hoje a ser julgado

Publicado

em

Um professor de Educação Moral e Religião Católica de uma escola de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, acusado de abusar sexualmente de 15 alunas menores, começa hoje a ser julgado no Tribunal de Guimarães.

O arguido, à data dos factos docente de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, está acusado de 87 crimes de abuso sexual de menores dependentes, sendo as vítimas 15 alunas com idades entre os 14 e os 17 anos.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), entretanto confirmada por um juiz em sede de fase de instrução, os crimes terão sido cometidos essencialmente durante os ensaios da companhia de teatro ‘O Andaime’, que o arguido criou naquela escola e de que era encenador.

Outros abusos terão acontecido durante aulas de moral e numa deslocação a um festival de teatro em Penafiel.

Na instrução, fase facultativa que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue e em que moldes para julgamento, o arguido negou tudo, alegando que em causa estará uma “cabala” montada por um grupo de alunas que se sentiram “rejeitadas ou trocadas” enquanto atrizes e que, desta forma, querem vingar-se com acusações infundadas.

Para o arguido, a acusação funda-se em “relatos frágeis” das alunas, em “depoimentos indiretos” de pessoas a elas ligadas por vínculos familiares ou de amizade, ou em testemunhos de umas em relação às outras.

Acrescenta que a denúncia anónima que esteve na origem do processo foi uma “combinação entre todos os que nela intervieram, de forma a arrasarem completamente” com a sua reputação e com a companhia de teatro que fundou no seio da escola.

A juíza de instrução criminal decidiu, contudo, levar o arguido a julgamento, pois, considerou haver prova “robusta” de que o arguido terá cometido “inúmeros atos atrozes”, aludindo mesmo a alguns casos de “gravidade extrema” e considerando que a tese de cabala “é completamente descabida”.

Na decisão instrutória, a juíza sustenta ainda que o arguido “era uma figura idolatrada e adorada” por todos quantos frequentavam as suas aulas de teatro.

“Não podemos esquecer que, na adolescência, vemos os professores como um modelo a seguir. Confiamos nos seus ensinamentos. Por isso, foi tão fácil ao arguido a prática reiterada destes abusos, que foram auxiliados pela posição que ocupava e pelo modo como as alunas o viam. Numa altura em que se carregam todos os sonhos do mundo, estas meninas sonhavam em ser atrizes e tinham alguém de confiança que as inspirava e que as fazia sonhar”, lê-se na decisão instrutória.

Para a juíza o arguido aproveitou-se desse sonho para manipular as alunas.

O docente foi alvo de um processo disciplinar por parte da Inspeção Geral de Educação e Ciência, de que resultou a sua suspensão preventiva entre 04 de fevereiro e 17 de junho de 2019.

Depois disso, retomou a atividade mas, em finais de outubro de 2022, e segundo disse na altura o Ministério da Educação, “foi afastado da escola, enquanto se aguardam as decisões” dos processos disciplinar e judicial em curso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 3 horas

Homem detido com 124 armas proibidas e mais 1.100 artigos contrafeitos em Vila do Conde

Um homem de 29 anos foi detido por elementos do Comando Territorial do Porto da GNR, na última quarta-feira, por...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem ferido após atropelamento em Joane

Um homem com cerca de 55 anos ficou ferido, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Sol e “máximas” de 25.º graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e com temperaturas relativamente altas para a fase do ano que se...

Desportohá 5 horas

Hóquei: Riba d’Ave não consegui somar pontos na 1.ª jornada apesar de jogo intenso

A equipa do Riba d’Ave HC esteve em competição, neste último domingo, jogo que assinalou a sua estreia em mais...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão Made IN ajudou a criar mais de 400 empresas e 3 mil postos de trabalho em 10 anos

411 novas empresas e mais de 3 mil postos de trabalho criados. Estes são alguns dos números do programa municipal...

Paíshá 6 horas

Operação Nariz Vermelho (ONV) leva a cabo campanha de angariação de fundos

A Operação Nariz Vermelho (ONV), que proporciona momentos lúdicos a crianças hospitalizadas, lança esta segunda-feira uma campanha de angariação de...

Regiãohá 7 horas

Homem visto a “rondar” viaturas detido com peça de automóvel roubado em Santo Tirso

Um homem de 45 anos, canalizador de profissão, foi detido pela PSP na Rua dos Carvalhais, em Santo Tirso, na...

Famalicãohá 10 horas

Mulheres Socialistas e JS contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania

As Mulheres Socialistas e a Juventude Socialista (JS) manifestaram-se, este domingo, contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania...

Famalicãohá 10 horas

Pintora famalicense Filomena Fonseca celebrou 40 anos de carreira com exposição no Porto

A pintora famalicense Filomena Fonseca expôs uma antologia de obras intitulada “Inquietação dos Silêncios” que serve como catálogo comemorativos dos...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão espera uma semana de sol

Depois de alguns dias mais húmidos e cinzentos, Famalicão espera uma semana de sol, que deverá ser uma presença na...

Arquivo

Mais Vistos