Desporto
Famalicão: Irmãos Luís e João Romano partilham liderança no Distrital Absoluto de xadrez
Este fim-de-semana, a 43.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez, na variante Semirrápidas, foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o suporte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Câmara Municipal de Felgueiras. Realizado na Escola Secundária de Felgueiras, o torneio foi um sucesso estrondoso, com um recorde de participação de 291 xadrezistas, num ritmo acelerado de 9 sessões de 10 minutos para cada jogador, com um acréscimo de 5 segundos por lance efetuado.
O Clube de Xadrez A2D foi representado por 15 atletas, com destaque para a performance de João Romano, que competiu pelo título nacional até o último instante. Ao empatar na última sessão com o Mestre FIDE Gustavo Ribeiro, que se tornou o Campeão Nacional Absoluto de Semirrápidas, João ficou a meio ponto da liderança.
Os critérios de desempate posicionaram-no em 5.º lugar, com um prémio monetário de 50 euros. Carlos Novais também lutou por um lugar no pódio absoluto, mas não teve sucesso na sessão final, terminando em 21.º lugar, com 6,5 pontos. A Mestre FIDE feminina Inês Silva, regressada do 17.º Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, demonstrou um excelente momento de forma ao classificar-se em 35.º lugar absoluto (2.º lugar feminino nacional), com os mesmos 6 pontos obtidos por José Pinto (Sub-14) e Diogo Lopes (Sénior), que brilharam ao posicionar-se em 46.º e 51.º lugares, respectivamente.
A delegação do CX A2D foi composta por mais 1 atleta veterano, 1 atleta sénior e 8 jovens atletas que tiveram
prestações individuais dignas de destaque:
Veterano Artur Lemos (104.º lugar; 5 pontos);
Sub-12 José António Ramos (140.º lugar; 4,5 pontos);
Sub-14 Hugo Santos (150.º lugar; 4,5 pontos);
Sub-12 João Cotter (157.º lugar; 4,5 pontos);
Sub-20 Carlos Daniel Sampaio (167.º lugar; 4 pontos);
Sub-18 Gil Costa (180.º lugar; 4 pontos);
Sénior José Nuno Carvalho (186.º lugar; 4 pontos);
Sub-16 Miguel Gomes (205.º lugar; 4 pontos);
Sub-10 Francisco Silva (245.º lugar; 3 pontos);
Sub-10 Francisco Ramos (253.º lugar; 3 pontos).
A 19 de novembro, teve lugar a 5.ª sessão do AXDB, o mais crucial torneio individual do distrito de Braga: Campeonato Distrital Absoluto Individual. Esta sessão foi uma homenagem especial ao Dia Universal do Xadrez, em honra do nascimento de José Raúl Capablanca (1888-1942), um dos maiores xadrezistas de sempre e o único hispano-americano a ser Campeão Mundial (1921-1927).
A representação do Clube de Xadrez A2D contou com 18 atletas, e o destaque, até ao momento, vai para os irmãos Luís Romano e João Romano, que partilham a liderança com Tomás Santos (VSC): acumularam 4 vitórias e 1 empate. No entanto, à medida que faltam duas sessões, Carlos Novais e o jovem José João Pinto, da categoria Sub-14, podem ter um papel crucial nas partidas decisivas, marcadas para as tardes de 26 de novembro e 1 de dezembro na Ludoteca da Estufa em Braga.
PASSOU EM DIRETO
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Alunos da CIOR vão estar à “Conversa com Campeões” esta terça-feira
-
Regiãohá 1 semana
Cinco detidos e mais de 5 mi artigos apreendidos em operação anti-contrafação em Vila do Conde -GNR
-
Póvoa de Varzimhá 7 dias
Grupo que vendia canábis e derivados na internet detido pela PJ na Póvoa de Varzim
-
Desportohá 4 dias
Famalicão: Rui Oliveira e Raquel Sampaio vencem S. Silvestre de Vermoim