Site icon Fama Rádio e Televisão

PAN Famalicão avança com mais duas denúncias por descargas poluentes no rio Pelhe

Na última semana, a Comissão Política Concelhia do PAN Pessoas – Animais – Natureza fez duas novas denúncias por descargas poluentes no rio Pelhe, em Barrimau, Calendário.

De acordo com Sandra Pimenta, porta-voz concelhia, “infelizmente, os alertas não param de chegar. Já sabemos que a preocupação do executivo com o rio Pelhe se prende com aquilo que “dá nas vistas”. Caso contrário, e estando esta maioria no poder há mais de 20 anos, já seria mais que tempo de estarem resolvidos todos os problemas relacionados com condutas ilegais, os principais poluidores identificados, a reformulação dos sistemas de canalização defeituosos realizada e a renaturalização das margens seria de um rio limpo e com vida”, explica.

O partido reforça a importância de criar um programa de recuperação do rio Pelhe, desde a sua nascente, que inclua a identificação das principais fontes de poluição, a instalação de barreiras físicas para remover objetos grandes que contaminam o rio, como sacos de plástico ou resíduos têxteis, a identificação e preservação de áreas de valor ecológico, e também a criação da figura do Guarda-Rios para proteger os cursos de água.

“Concelhos vizinhos, como Guimarães, já criaram esta figura que se tem revelado fundamental, numa atuação que se quer célere. Lembramos que estas propostas constavam no nosso programa autárquico e iremos continuar a defendê-las, considerando a elevada importância ambiental que representam.” acrescenta Sandra Pimenta

Segundo o partido, é crucial uma estratégia de curto e médio prazo que envolva colaboração local entre várias entidades e associações, assim como a nível intermunicipal, para alcançar os objetivos necessários para a recuperação eficaz de toda a bacia hidrográfica do Ave.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version