Os atletas Lara Marques, Miguel Vidal, Rafaela Marques, Tiago Mesquita, Tomás Marques e Tomás Nunes da Escola Jing-She de Famalicão, estiveram em competição no Campeonato Nacional de Wushu Moderno da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD que decorreu no Complexo Desportivo Paulo Pinto, em S. João da Madeira, este sábado.
Aqui, estive em destaque Miguel Vidal de 8 anos que se estreou nesta competição com a conquista do título de Campeão Nacional, na prova de Changquan (punhos longos). Destaque também para Rafaela Marques, de 8 anos, nos mistos, que também se estreou no Nacional de Wushu, após a sua primeira competição no Nacional de Iniciados em Maio. Sagrou-se aqui Campeã Nacional de Nanquan (punhos curtos).
Foco ainda para Lara Marques, no escalão 12-14, que conquistou duas medalhas de ouro nas provas de Jianshu (espada) e Qiangshu (lança). Esta sagrou-se ainda Vice-Campeã Nacional de Changquan (punhos longos). Depois da sua primeira competição no Nacional de Iniciados em Maio, Tiago Mesquita de 12 anos sagrou-se Campeão Nacional na prova de Changquan.
Na categoria Juvenis masculinos 12-14 anos, Tiago Mesquita foi também Campeão Nacional na prova de Gunshu (bastão do norte da China). No Escalão 15-17 anos masculinos, Tomás Nunes, 15 anos, obteve o primeiro lugar do pódio em três provas: Nanquan, Nandao (sabre do sul da China) e Nangun (bastão do sul da China).
Por seu lado, Tomás Marques, de 18 anos, transitou para o escalão sénior, estreando-se agora na classe +18. Aqui, sagrou-se Campeão Nacional de Nandao, com a pontuação mais elevada de todo o Campeonato Nacional – 9.50. Para além disto, sagrou-se ainda Vice-Campeão Nacional na prova de Nanquan.
“Tomás Marques pratica a modalidade desde 2010, tendo iniciado aos 5 anos na Jing-She, e compete pelo clube, em nacionais, desde os 7 anos; pela Seleção Nacional da FPAMC em europeus de Wushu Moderno e Kungfu Tradicional desde os 9 anos, e em mundiais desde os 16 anos. Possui mais de uma centena de pódios nacionais e regionais em Wushu moderno e Kungfu Tradicional, três títulos de Campeão Europeu, três títulos de Vice-Campeão Europeu e duas Medalhas de Bronze em Europeus de Wushu e Kungfu Tradicional, de dois 11ºs e um 12º lugares no Mundial de Juniores de Wushu na Indonésia 2022”, lembram os responsáveis da Wushu JING-SHE.
Os treinadores desta associação, Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego estão orgulhosos com os resultados obtidos, nesta que foi a última competição da época. Estes “encontram-se já a preparar o ano de 2025, que será intenso com campeonatos nacionais, europeus e mundiais, destacam ainda.