Siga-nos nas redes

Famalicão

Linha ferroviária direta entre Braga e Guimarães ponderada entre a CDU e Ordem dos Engenheiros

Publicado

em

Decorreu uma reunião entre a Ordem dos Engenheiros – Delegação Regional de Braga e a CDU – Coligação Democrática Unitária, motivada pelas questões da mobilidade, oferta de transportes públicos e expansão do transporte ferroviário.

A CDU recordou que, para efeitos práticos e em síntese, o Plano Ferroviário Nacional avança com pouco mais do que autocarros, abdicando da expansão da malha ferroviária nas deslocações intra-região, relativamente à região de Braga.

Estes expuseram as suas preocupações sobre a falta de defesa da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, apesar das exigências das assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe.

Aqui, foi lembrada a necessidade de trocar de linha em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, para utilizar o comboio entre Braga e Guimarães, o que torna a viagem ferroviária uma jornada de uma hora e trinta e dois minutos, em média.

A reunião mencionou declarações públicas de diversos membros do Governo sobre a importância do investimento em transportes públicos coletivos na região, contrastando com o que o Plano Ferroviário Nacional prevê, além da falta de fundamentação técnica das propostas.

Aqui, a Ordem dos Engenheiros defendeu a construção de uma linha de comboio direta entre Braga e Guimarães, fechando a malha do Quadrilátero, com tempo de viagem máximo de 10 ou 15 minutos, em alternativa aos autocarros BRT defendidos pelo Governo.

A falta de fundamentação técnica e financeira das propostas do Governo e presidentes de câmara foi evidenciada, mesmo após solicitação da CDU para os estudos que embasam as opções tomadas.

O potencial económico da região, com uma população superior a 600 mil habitantes nos concelhos do Quadrilátero Urbano, foi destacado na reunião, sendo também destacada a ausência de estudos técnico-financeiros sérios sobre a ligação ferroviária Braga – Guimarães que possam servir de suporte às decisões políticas, tanto do Governo quanto das câmaras municipais.

No âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2024, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou uma proposta visando a concretização da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, apoiada pela CDU (PCP – PEV).

A delegação da CDU, composta por João Baptista, Inês Rodrigues, Mariana Silva e Belmiro Magalhães, foi recebida por Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 3 horas

Homem detido com 124 armas proibidas e mais 1.100 artigos contrafeitos em Vila do Conde

Um homem de 29 anos foi detido por elementos do Comando Territorial do Porto da GNR, na última quarta-feira, por...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem ferido após atropelamento em Joane

Um homem com cerca de 55 anos ficou ferido, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Sol e “máximas” de 25.º graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e com temperaturas relativamente altas para a fase do ano que se...

Desportohá 5 horas

Hóquei: Riba d’Ave não consegui somar pontos na 1.ª jornada apesar de jogo intenso

A equipa do Riba d’Ave HC esteve em competição, neste último domingo, jogo que assinalou a sua estreia em mais...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão Made IN ajudou a criar mais de 400 empresas e 3 mil postos de trabalho em 10 anos

411 novas empresas e mais de 3 mil postos de trabalho criados. Estes são alguns dos números do programa municipal...

Paíshá 6 horas

Operação Nariz Vermelho (ONV) leva a cabo campanha de angariação de fundos

A Operação Nariz Vermelho (ONV), que proporciona momentos lúdicos a crianças hospitalizadas, lança esta segunda-feira uma campanha de angariação de...

Regiãohá 7 horas

Homem visto a “rondar” viaturas detido com peça de automóvel roubado em Santo Tirso

Um homem de 45 anos, canalizador de profissão, foi detido pela PSP na Rua dos Carvalhais, em Santo Tirso, na...

Famalicãohá 10 horas

Mulheres Socialistas e JS contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania

As Mulheres Socialistas e a Juventude Socialista (JS) manifestaram-se, este domingo, contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania...

Famalicãohá 10 horas

Pintora famalicense Filomena Fonseca celebrou 40 anos de carreira com exposição no Porto

A pintora famalicense Filomena Fonseca expôs uma antologia de obras intitulada “Inquietação dos Silêncios” que serve como catálogo comemorativos dos...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão espera uma semana de sol

Depois de alguns dias mais húmidos e cinzentos, Famalicão espera uma semana de sol, que deverá ser uma presença na...

Arquivo

Mais Vistos