Siga-nos nas redes

Famalicão

Linha ferroviária direta entre Braga e Guimarães ponderada entre a CDU e Ordem dos Engenheiros

Publicado

em

Decorreu uma reunião entre a Ordem dos Engenheiros – Delegação Regional de Braga e a CDU – Coligação Democrática Unitária, motivada pelas questões da mobilidade, oferta de transportes públicos e expansão do transporte ferroviário.

A CDU recordou que, para efeitos práticos e em síntese, o Plano Ferroviário Nacional avança com pouco mais do que autocarros, abdicando da expansão da malha ferroviária nas deslocações intra-região, relativamente à região de Braga.

Estes expuseram as suas preocupações sobre a falta de defesa da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, apesar das exigências das assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe.

Aqui, foi lembrada a necessidade de trocar de linha em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, para utilizar o comboio entre Braga e Guimarães, o que torna a viagem ferroviária uma jornada de uma hora e trinta e dois minutos, em média.

A reunião mencionou declarações públicas de diversos membros do Governo sobre a importância do investimento em transportes públicos coletivos na região, contrastando com o que o Plano Ferroviário Nacional prevê, além da falta de fundamentação técnica das propostas.

Aqui, a Ordem dos Engenheiros defendeu a construção de uma linha de comboio direta entre Braga e Guimarães, fechando a malha do Quadrilátero, com tempo de viagem máximo de 10 ou 15 minutos, em alternativa aos autocarros BRT defendidos pelo Governo.

A falta de fundamentação técnica e financeira das propostas do Governo e presidentes de câmara foi evidenciada, mesmo após solicitação da CDU para os estudos que embasam as opções tomadas.

O potencial económico da região, com uma população superior a 600 mil habitantes nos concelhos do Quadrilátero Urbano, foi destacado na reunião, sendo também destacada a ausência de estudos técnico-financeiros sérios sobre a ligação ferroviária Braga – Guimarães que possam servir de suporte às decisões políticas, tanto do Governo quanto das câmaras municipais.

No âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2024, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou uma proposta visando a concretização da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, apoiada pela CDU (PCP – PEV).

A delegação da CDU, composta por João Baptista, Inês Rodrigues, Mariana Silva e Belmiro Magalhães, foi recebida por Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 33 minutos

Agência Reuters destaca Padre Guilherme da Póvoa de Varzim: “Espalha a fé ao som da música”

O padre português Guilherme Peixoto ganhou fama ao passar música eletrónica perto da sua igreja numa pequena vila portuguesa. Agora,...

Famalicãohá 3 horas

Carlos Vieira de Castro homenageado. “Um incentivo para outros fazerem mais e melhor”

“Um incentivo para outros fazerem mais e melhor”. Foi desta forma que o famalicense Carlos Vieira de Castro olhou para...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão vence equipa de sub-23 por 4-0 no primeiro jogo de pré-época

O FC Famalicão derrotou, na manhã deste sábado, a equipa de sub-23, por esclarecedores 4-0, num encontro particular realizado no Estádio Municipal...

Barceloshá 6 horas

Barcelos: Emília Silva celebra este sábado 104 anos

Emília Silva celebra, este sábado 13 de julho, 104 anos de vida. Natural de Creixomil, vive em Fornelos, freguesia de...

Desportohá 7 horas

GD Joane apresenta-se para a nova época confiante na manutenção nos nacionais de futebol

GD Joane apresenta-se para a nova época confiante na manutenção no Campeonato Nacional.A formação joanense, que subiu, passados dez anos,...

Regiãohá 7 horas

Menor suspeito de matar jovem da Trofa será internado em centro educativo

O menor, de 15 anos, alegado autor da facada que matou o jovem Gonçalo Lima, de 18 anos, da Trofa,...

Desportohá 10 horas

Famalicão: Caminhada Noturna juntou centenas de pessoas para encerrar o Move-te

Realizou-se esta sexta-feira à noite a 2ª edição da Caminhada Noturna, num percurso que contou com mais de duas centenas...

Paíshá 11 horas

Euromilhões. Confira a chave vencedora desta sexta-feira

A chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 12 de julho, é composta pelos números 12 – 18 – 24 – 25 –...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Novais recebe mais uma edição do Turbina

A freguesia de Novais, em Famalicão, recebe, este sábado, 13 de julho, a 8º Edição do Turbina, um passeio e...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão. Região Empreendedora Europeia assinalada com nova peça escultórica na Praça D. Maria II

A Câmara de Famalicão colocou na Praça D. Maria II mais uma peça escultórica, desta vez referente ao título de...

Arquivo

Mais Vistos