Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão promove e classifica desenvolvimento social local

Publicado

em

O Plano de Desenvolvimento Social de Vila Nova de Famalicão, que estará em vigor até 2030 e foi apresentado na Fundação Cupertino de Miranda, no passado dia 15 de novembro. Este documento estratégico fundamenta-se no Diagnóstico Social, elaborado pela empresa Smart Value Consulting, reunindo informações estatísticas e opiniões de diferentes agentes do território.

Durante o processo de elaboração do Diagnóstico Social, houve um envolvimento significativo e um debate coletivo com a participação ativa dos agentes e representantes institucionais da Rede Social de Vila Nova de Famalicão, vinculados às áreas de desenvolvimento social nas Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF) do concelho.

Paulo Alves, da Smart Value Consulting, destaca a participação dos agentes locais no processo, visando capacitá-los para uma intervenção mais ativa e fornecer orientações úteis para o futuro. Segundo ele, o documento é um instrumento de trabalho essencial para as organizações acessarem financiamentos comunitários e fortalecerem suas intervenções futuras.

Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, menciona a importância do Diagnóstico Social para criar condições de desenvolvimento social sustentável no território, assegurando que ninguém seja deixado para trás.

Enfatizando o compromisso com o desenvolvimento social do concelho, Mário Passos destaca que a dimensão social é um desafio constante, refletido nos objetivos estratégicos e ações propostas no novo Plano de Desenvolvimento Social, baseado no Diagnóstico Social.

Este novo Plano, válido entre 2023 e 2030, foca-se em dois eixos estratégicos: Rede Social e Governança para a Resiliência (Eixo E1) e Território de Inclusão Social (Eixo E2), alinhados com o Famalicão.30 – Plano Estratégico 2022-2030.

O documento estabelece nove “Missões de Desenvolvimento Social”, compostas por 76 ações, consolidando os dois eixos estratégicos mencionados anteriormente, para enfrentar os desafios nas áreas prioritárias de intervenção social e comunitária.

As missões incluem: consolidar a Rede Social, promover novos modelos de cuidado, dinamizar inovação social, combater a vulnerabilidade e a pobreza, promover o envelhecimento ativo, cuidar da saúde mental, incluir pessoas com deficiência, acolher migrantes e famílias, e aprimorar modelos de intervenção social.

O relatório final do Diagnóstico Social e o “Plano de Desenvolvimento Social de Vila Nova de Famalicão 2023-2030” estão disponíveis para consulta no portal da autarquia famalicense, em www.famalicao.pt/edicoes-digitais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 8 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 9 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 10 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Famalicãohá 11 horas

Assembleia Municipal de Famalicão celebra 49 anos da operação militar de 25 de Novembro de 1975 esta segunda-feira

A Assembleia Municipal de Famalicão irá realizar, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de 1975, momento...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Termómetro da Calma instalado na escola de Castelões para ajudar nos resultados académicos

Ajudar as crianças a manter a calma dentro da sala de aula e ter mais sucesso académico. É esse o...

Sociedadehá 12 horas

Nome do novo estádio do SC Braga homenageia adepta “Melinha” falecida em 2022

O novo estádio do Sporting de Braga, no qual jogarão as equipas B e feminina de futebol a partir da...

Paíshá 13 horas

GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024

A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Nova variante da EN14 está quase pronta

Esta sexta-feira, os presidente das câmaras municipais de Famalicão e da Trofa realizaram uma visita ao local das obras da...

Famalicãohá 15 horas

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Arquivo

Mais Vistos