Uma rede dedicada ao furto de automóveis na zona Norte e Centro do país,, assim como recetação e falsificação de registos de carros roubados foi desmantelada pela GNR, resultado de uma investigação que havia começado em março.
Um homem de 69 anos acabou detido e outros cinco, com idades entre os 35 e 56 anos foram constituídos arguidos.
De acordo com a GNR, esta operação havia começado na França e Suíça, onde os suspeitos furtavam carros de alta cilindrada e os transportavam para Portugal, para aqui serem desmantelados e depois vendidos para peças ou com matriculas diferentes, “que configuram os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal”, segundo a GNR.
Das buscas efetuadas resultou também a apreensão de 14 viaturas de alta cilindrada, várias matrículas associadas a veículos furtados, documentos de identificação de veículos furtados, três máquinas de diagnóstico de veículos, conjuntos de punção para viciação dos números de chassis, três telemóveis, diverso material informático, duas caçadeiras, 47 cartuchos, uma pistola de alarme, uma pressão de ar, entre outros.
Os sete mandados de busca domiciliária e 252 de busca não domiciliária tiveram lugar em Famalicão, São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde, Sernancelhe, Vagos, Celorico de Basto e Seia.