Siga-nos nas redes

Famalicão

Escola de circo de Famalicão dá formação de artes em Cabo Verde

Publicado

em

O Instituto Nacional de Artes de Circo (INAC) português vai dar formação em circo em Cabo Verde, com o objetivo de ajudar o país a criar a sua própria escola para ensinar esta arte.

Este é um dos objetivos de uma visita que o co-diretor-geral de Relações Internacionais do INAC, André Borges, está a realizar a Cabo Verde, esperando criar parcerias para implementar a formação de artes de circo no arquipélago.

“O INAC tem todo o interesse em ajudar o Circo Crioulo e o grupo Enigma a estabelecer aqui um espaço de formação. O objetivo final é haver uma escola de circo, um espaço de formação em circo em Cabo Verde”, afirmou Borges.

Com sede na freguesia de Ribeirão, em Famalicão, André Borges é um dos diretores do INAC que já constatou que Cabo Verde tem o Circo Crioulo e o grupo de animação Enigma e a ideia é capacitar o grupo e cativar novos jovens para a arte.

“Numa fase inicial a ideia é trazer formadores do INAC para Cabo Verde para dar formação, tanto a quem já faz circo, para que possa formar com qualidade, como a jovens e grupos específicos, para desenvolver um mercado de interesse cá”, especificou Borges, esperando contribuir para o desenvolvimento das artes de circo no país africano.

Segundo o mesmo responsável, está igualmente na forja levar o grupo Enigma a Portugal para ter uma formação intensiva.

“Inicialmente há várias hipóteses e o objetivo final é criar aqui uma escola de circo”, reforço André Borges, que já fez uma apresentação do INAC no Mindelo, ilha de São Vicente, onde esteve no âmbito do Festival Internacional de Teatro Mindelact, que terminou segunda-feira.

O mesmo responsável manteve contactos com várias instituições e personalidades e hoje participa num encontro, na cidade da Praia, capital do país, com apoio do Centro Cultural Português e parceria da Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas cabo-verdiana.

De tudo o que já viu e ouviu, o representante destacou a excelência da aptidão física dos cabo-verdianos, com facilidades na acrobacia, considerando que isso deve ser complementado com o ensino profissional e uma formação artística.

No fim de semana realizou-se uma oficina na cidade da Praia, ministrada pelo artista cabo-verdiano Gaspar Ribeiro, formado no INAC, e destinado ao grupo Enigma.

O INAC é a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal, que visa estimular a formação de jovens artistas de circo contemporâneo de alto nível técnico e artístico.

Além do risco, da poesia e do humor, é na excelência técnica e no virtuosismo que se apoiam as várias formas de circo atual.

O instituto tem como primeira missão formar artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação das novas estéticas.

As várias disciplinas específicas do circo como o malabarismo, ‘clown’, equilibrismo, aéreo e acrobacia, e a sua inter-relação com outras formas artísticas, nomeadamente o teatro e a dança constituem o alicerce pedagógico da proposta formativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Colisão faz três feridos em Cabeçudos

Três pessoas ficaram feridas, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Rua da Indústria,...

Paíshá 4 horas

GNR e PSP já registaram 18 homicídios e mais de 23 mil queixas relacionadas com violência doméstica este ano

Mais de 23.000 queixas por violência doméstica foram registadas pela PSP e GNR entre janeiro e setembro deste ano, período...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Sol e “máximas” de 24 graus esta quarta-feira

Famalicão espera uma quarta-feira seca e um dia no qual o sol deverá manter a sua presença, apesar de alguma...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão espera dia de sol e subida das temperaturas esta quarta-feira

Apesar de alguma chuva registada nesta terça-feira, Famalicão espera uma quarta-feira seca e um dia no qual o sol deverá...

Paíshá 7 horas

Roubaram a cadeira de rodas elétrica de um atleta paralímpico do FC Porto. Família procura informações

Encontra-se com a sua “mobilidade limitada” o atleta paralímpico do FC Porto, David Araújo, cuja cadeira de rodas, que utilizava...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão, Antas e Gavião afetados por corte no abastecimento de água esta terça-feira

Diversas zonas de Vila Nova de Famalicão, assim como das freguesias adjacentes de Gavião e Santigo de Antas, vão registar...

Regiãohá 8 horas

Dois detidos por caça em zona ilegal na Trofa

Dois homens com 64 anos foram detidos, no dia 31 de outubro, por caça em área de proteção, no concelho...

Regiãohá 9 horas

Trofa: Movimento pede assembleia para votar desagregação das freguesias de Bougado

O Movimento por Santiago de Bougado pediu a convocação de uma assembleia de freguesia extraordinária para votar a desagregação da...

Desportohá 9 horas

Equipa de basquetebol do FAC derrotou 5Basket e mantém-se invicta no campeonato da 1.ª Divisão

A equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube disputou, na última sexta-feira, a 3ª jornada do Campeonato Nacional da...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: PSD Joane assinalou tomada de posse da Comissão Política da vila

Este último sábado assinalou a tomada de posse da Comissão Política do Núcleo do Partido Social Democrata da Vila de...

Arquivo

Mais Vistos