Famalicão
Greve: Algumas escolas estão encerradas em Famalicão

Depois de anunciada uma greve nacional dos professores e do pessoal não docente das escolas, na manhã desta sexta-feira, os responsáveis do Agrupamento de Escolas D. Sancho I emitiram um comunicado, onde explicam, que tanto a Escola Secundária D. Sancho I, como a Escola EB Dr. Nuno Simão se encontram encerradas, pelo menos até ao final período da manhã.
A greve, que abrange todos os profissionais da educação, desde assistentes técnicos e operacionais, docentes, técnicos superiores e especializados, foi convocada para assinalar a “importância e a necessidade urgente de valorizar e dignificar todos os profissionais da educação”.
No pré-aviso entregue no final de outubro, o Stop pede aumentos salariais num valor mínimo de 120 euros, uma avaliação “justa e sem quotas”, o direito à formação gratuita e em horário laboral, uma “gestão escolar democrática”, com a eleição do diretor e coordenações por todos os trabalhadores da escola e a possibilidade de acesso de todos à Caixa Geral de Aposentações.
O sindicato insiste também no fim do processo de municipalização na educação, que diz potenciar assimetrias regionais no acesso à educação e ser prejudicial para os assistentes operacionais.
As condições de trabalho dos assistentes operacionais são particularmente destacadas no pré-aviso, em que o sindicato reivindica a diferenciação salarial em função da antiguidade e a “diminuição significativa” do rácio de alunos por assistente operacional.
Defende ainda a criação de uma carreira específica, argumentando que a carreira de assistente operacional é “demasiado abrangente”, tendo em conta a especificidade das tarefas exercidas pelos trabalhadores das escolas.

-
Paíshá 7 dias
Em direto: Milhares de fieis assistem às celebrações deste 13 de Maio no Santuário de Fátima
-
Paíshá 5 dias
Administração pública em greve esta sexta-feira. Funcionamento das escolas e hospitais pode ser afetado
-
Paíshá 3 dias
Eleições: Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao voto nas legislativas
-
Bragahá 1 dia
Aliança Democrática vence no distrito de Braga e deixa PS em 2.º lugar