Site icon Fama Rádio e Televisão

Freguesias de Famalicão recebem obras de expansão da rede de saneamento: 90% do concelho ficará “coberto”

Preparando-se para investir, até ao final deste ano, mais 1.7 milhões de euros na expansão da rede de saneamento, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão anuncia o lançamento de uma nova frente de obras nas freguesias de São Cosme, Telhado e Portela; Ruivães e Novais; Landim; Requião; Cruz; Arnoso e Sezures; Nine; Mouquim e Jesufrei; e Gondifelos e Outiz.

Estas intervenções, abrangendo cerca de 15 quilómetros, incluirão a construção de 471 ramais domiciliários, visando atingir uma taxa de cobertura de 90% do território famalicense.

Com o início destas ações, a autarquia regista já um investimento superior a 2.1 milhões de euros em 2023 na rede de saneamento básico no concelho.

De acordo com Mário Passos, presidente da Câmara Municipal “estes investimentos vão permitir corrigir assimetrias no território. É um esforço financeiro que permitirá melhorar a qualidade de vida dos famalicenses”, frisou no lançamento da obra na Bacia do Pelhe – Vale São Cosme, Telhado e Portela onde se prevê a construção de mais de 4 mil metros de rede e de 147 ramais domiciliários.

Já Bernardino Martins, Presidente da União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela, salienta a sua satisfação com este investimento, que vai permitir “aumentar a cobertura de saneamento na nossa União de Freguesias para níveis que superam os 90%, conseguindo chegar a muitas mais famílias”.

Mário Passos recordou também a empreitada com um valor base de 5.2 milhões de euros prevista na Bacia do Pelhe, resultante de um acordo entre o município e as Águas do Norte. Esta iniciativa permitirá concluir a rede de abastecimento de água no concelho, representando “o maior investimento de sempre feito de uma só vez na União de Freguesias de Vale São Cosme, Telhado e Portela”, destacou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version