Famalicão
Festival de Cinema Jovem de Famalicão homenageia a atriz Maria João Bastos

A atriz portuguesa Maria João Bastos é homenageada, este sábado, na gala final do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai realizar-se pelas 21h30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide. A cerimónia ficará também marcada pelo tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone, por Inês Silva e Pedro Lima, jovens músicos famalicenses.
Estes serão dois momentos marcantes da gala final desta sétima edição do Ymotion. onde serão anunciados os grandes vencedores do festival.
A jornalista de cinema, Maria João Rosa, será a anfitriã da cerimónia que contará ainda com as presenças de Rui Tendinha, jornalista e crítico de cinema e comissário do festival, da atriz Benedita Pereira; do jornalista Pedro Oliveira, do ator Ricardo Pereira, da realizadora Leonor Teles, do jornalista Tiago Alves, da atriz Sónia Balacó e do argumentista e realizador Tiago Santos. O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, encerrará a sessão.
Recorde-se que estiveram em competição no Ymotion cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, nas categorias “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, “Escolas Secundárias”, “Melhor Documentário”, Melhor Curta de Animação”, “Melhor Representação”, “Melhor Argumento”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Prémio do Público”.
O YMotion é um festival organizado pelo Município de Famalicão desde 2015. Na edição de 2020, o realizador Filipe Rufatto recebeu o Grande Prémio Joaquim de Almeida pelo seu filme “Sofia” (2019).

-
Paíshá 6 dias
Em direto: Milhares de fieis assistem às celebrações deste 13 de Maio no Santuário de Fátima
-
Paíshá 5 dias
Administração pública em greve esta sexta-feira. Funcionamento das escolas e hospitais pode ser afetado
-
Paíshá 2 dias
Eleições: Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao voto nas legislativas
-
Bragahá 24 horas
Aliança Democrática vence no distrito de Braga e deixa PS em 2.º lugar