Desporto
Seis vezes melhor do mundo: Ricardinho despediu-se hoje da Seleção Nacional de futsal
Ricardinho, de 36 anos, é o único praticante eleito por seis vezes melhor jogador de futsal do mundo.
Primeiro, um vídeo, com imagens de uma caminhada ímpar. Depois, os agradecimentos. E, no final, as lágrimas, numa conferência de imprensa muito emotiva na Cidade do Futebol.
Ricardinho anunciou o fim da sua carreira na Seleção de Portugal ao cabo de 18 anos, depois de uma “caminhada quase perfeita” nos campeões da Europa e do Mundo.
“Vim anunciar o final de um ciclo. Apesar de me custar muito, foi uma caminhada inesquecível. Olhar para traz e lembrar-me que comecei com 16 anos em Rio Maior, não sabia que o caminho ia ser tão perfeito. Com altos e baixos, como tudo na vida – não pude ajudar a nossa seleção no Europeu da Hungria – mas foi somente o abrir portas as conquistas”, começou por dizer.
Depois de “tocar o céu” com a conquista do inédito título europeu, Ricardinho ajudou Portugal a vencer o Mundial de futsal pela primeira vez, num torneio onde “disparou a última bala do cartucho”. Eleito Melhor Jogador do torneio, o Mágico juntou o título mundial à sua longa lista de títulos que inclui Liga dos Campeões da UEFA.
“Depois de ter passado pelos piores dois anos desportivamente – saí de Espanha, a COVID, o projeto em França e a lesão – tinha uma bala apenas no cartucho para disparar, que era o Mundial. Com trabalho, dedicação e a crença do nosso mister, conseguimos a qualificação para o Mundial. Depois desta lesão tinha marcado uma linha, o Mundial ia ser a minha última competição pela Seleção. Fosse qual fosse o desfecho. Estes dois anos foram de muito desgaste, sobretudo psicológico”, atirou.
Na “decisão mais difícil da carreira”, Ricardinho agradeceu a todos, pediu entendimento pela decisão, e, entre lágrimas, disse que continuará a “apoiar a seleção de Portugal a crescer sempre”.
“Agarrei-me à crença do nosso treinador e a todos os portugueses que nos acompanharam. Termina da melhor forma esta página do futsal. Venho aqui dizer, com muita pena minha, que vou dizer um até já à Seleção Nacional, que é a decisão mais difícil da minha carreira desportiva. É hora de dar lugar aos mais jovens, sinto que tudo o que podia dar à Seleção dei dos 16 anos até hoje. Obrigado a todos, espero que entendam a minha decisão. Sou português, vou ser sempre português e vou continuar a apoiar a Seleção Nacional e o futsal”, garantiu.
Ricardinho, tido por muitos críticos como o melhor jogador de futsal do Mundo, termina sua carreira internacional, poucas semanas, poucas semanas após a conquista do Mundial da modalidade por Portugal, na Lituânia.
Além de campeão do Mundo e da Europa, Ricardinho, de 36 anos, é o único praticante eleito por seis vezes melhor jogador de futsal do mundo (2010, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), pelo portal Futsal Planet. O Mágico contabilizou 187 jogos e 141 golos na equipa das ‘quinas’, pela qual se estreou em junho de 2003, numa vitória sobre Andorra (8-4), em Tavira.
Natural de Gondomar, o ala despontou no Benfica e cumpre a quarta experiência fora de Portugal, ao serviço do campeão francês ACCS Paris, após também já ter competido no Japão, pelo Nagoya, na Rússia, pelo CSKA Moscovo, e em Espanha, pelo Inter Movistar.
Ricardinho venceu mais de 30 troféus coletivos, incluindo três edições da UEFA Futsal Cup, uma nas ‘águias’ e duas nos madrilenos, e recebeu múltiplas distinções individuais, como as de melhor jogador nos Europeus de 2007 e 2018 e no Mundial de 2021.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Casa das Artes recebe 26.º Fórum da Indústria Têxtil
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024
-
Entretenimentohá 4 dias
Emissão Especial em direto: FAMALICÃO A CAMINHO DO NATAL
-
Famalicãohá 1 dia
Assembleia Municipal de Famalicão expôs a história do 25 de Novembro