Esta quarta-feira, 8 de novembro, no Parlamento, o deputado Eduardo Oliveira expressou preocupação com as dificuldades dos produtores de leite, citando o aumento dos custos de produção, como a duplicação do preço da ração e o triplo das palhas e adubos. Surpreendentemente, o preço do litro de leite diminuiu, passando de 60 para 46 cêntimos.
Durante o debate, Eduardo Oliveira dirigiu-se à Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e destacou a situação específica de Manuel Loureiro, um agricultor de Fradelos, Vila Nova de Famalicão, cujo negócio de família enfrenta desafios significativos.
“Manuel Loureiro tem um negócio de família. Todos dias ele e a sua filha se levantam pelas 5h30 para extraírem leite das suas 80 vacas, alimentam os animais, preparam as camas, até lhes dão música. Têm de cumprir e, muito bem, com todas as regras estabelecidas para o bem-estar animal”, refere Eduardo Oliveira, salientando os produtores de leite estão a enfrentar uma dupla carga de problemas, por um lado, o aumento dos custos de produção, por outro, a descida do preço do leite.
Eduardo Oliveira expressou preocupação com a possibilidade de os jovens se afastarem da agricultura devido às dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite. Eeste questionou a Ministra sobre a estratégia para proporcionar uma margem maior no litro de leite, dada a triplicação das despesas de produção nos últimos anos.
Além disso, o deputado levantou a questão da disparidade nas margens de lucro entre as grandes cadeias de hipermercados e os agricultores, questionando por que as despesas de produção, suportadas pelos agricultores, resultam em margens de lucro mais elevadas para as grandes cadeias de hipermercados.