A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) enviou hoje ao Ministério Público informações sobre as agressões que levaram à interrupção do jogo de futebol Cabreiros-AD Oliveirense, da distrital de Braga.
Em comunicado, aquela autoridade dá conta desta atuação, “face à dimensão pública e repercussão de imagens difundidas em que são percetíveis agressões entre jogadores e de eventuais insultos de teor racista relatadas em comunicado pela equipa visitante, estando em causa ilícito criminal de natureza pública”.
O jogo, a contar para a 11.ª jornada da principal divisão distrital masculina sob a alçada da Associação de Futebol de Braga (AF Braga), foi interrompido pelo árbitro aos 80 minutos, quando a GNR entrou em campo para tentar pôr fim às agressões entre jogadores das duas equipas.
Neste sentido, também o clube decidiu emitir um comunicado onde expressa os seu ponto de vista, perante os desacatos registados neste dia.
Comunicado:
“Num jogo de sentido único com 6 oportunidades claras de golo que não conseguimos concretizar, o nosso jogador e capitão Daniel é expulso aos 75 min. A expulsão é injusta (como comprovam as imagens), mas não é este o aspecto que vimos expor.
Expomos sim que o nosso capitão Daniel Alves foi ferido na sua integridade todo o jogo com múltiplos insultos racistas de enorme gravidade vindos de um jogador da equipa adversária.
No momento da expulsao, volta a ser insultado pelo mesmo jogador, e perdeu a cabeça e agrediu fisicamente o seu adversário, degerando numa batalha campal.
Não podemos obviamente concordar com a atitude do nosso jogador, e lamentamos a mesma, no entanto é necessário colocar o dedo na ferida e denunciar os abusos e agressões verbais das quais foi vítima durante todo o jogo, que como é compreensível lhe tiraram a lucidez.
Insultos racistas também vindos da bancada sao audíveis no vídeo que possuimos.
Os insultos racistas graves atingem o ser humano no seu íntimo!
BASTA!!!!!
Esperamos que a AF Braga tenha mão pesada perante gente racista que nada tem a fazer dentro de um campo de futebol, prejudicando os jogadores, os adeptos e o desporto que deveria ser apenas um espectáculo!
Na defesa da honra do seu jogador o clube irá apoiar o mesmo até as últimas consequências estando previsto a apresentação de uma queixa na GNR de Riba de Ave.
BASTA!!!”, exprime a direção do AD Oliveirense.