Com mais de 300 de participantes, PASEC, de Famalicão, promoveu, no passado sábado, a Signum Games 2024 – Feira de Jogos Intercultural, na Casa das Ideias, em Antas..
O tema deste ano foi “O Caminho da Casa Comum”, o evento pretendeu comemorar o 22º aniversário da PASEC, e também assinalar a Educação para a Cidadania Global como forma de abrir pontes para um futuro onde “cuidar da Casa Comum” é um processo inadiável onde todos têm de estar envolvidos. Participaram centenas os jovens de sete distritos de Portugal Continental e de mais de uma dezena de nacionalidades.
Integrada no plano de ação do projeto Eurobairro do programa “Escolhas” do Instituto Português do Desporto e Juventude, a atividade contou ainda com a participação da vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Luísa Azevedo.
Durante a sessão de encerramento, a presidente da PASEC, Sara Gomes, destacou “que o tema deste ano pretendia lembrar que só há futuro se todos fizermos a mudança acontecer”. Focou ainda que numa fase em que as grandes catástrofes ambientais se tornaram uma notícia diária, cabe a cada um diminuir a sua pegada ecológica, escolher modos de vida mais sustentáveis e envolver-se ativamente no ativismo climático sob a pena de não haver futuro para as gerações vindouras.
Já Luísa Azevedo, saudou a iniciativa que considerou “ser a festa de todos os credos, diferenças e formas de estar com crianças e jovens de todas as proveniências”.
Os jogos gigantes que serviram de base à Signum Games foram concebidos pela Companhia PASEC Box, dedicada ao estudo do Lúdico e do Jogo como formas de Educação Não Formal e de socialização. O processo de investigação-ação que levou à conceção dos jogos teve quatro meses e contou com o envolvimento de mais de 120 crianças e jovens.
A Signum Games contou ainda com um espetáculo concebido pela Companhia de Música BPM da PASEC. Estiveram envolvidos mais de 40 voluntários.