Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Ecopontos em Nine voltam a ser incendiados. Alguns não serão substituídos

Depois vários incêndios provocados nos ecopontos da freguesia de Nine, os responsáveis da Junta de Freguesia emitiram um comunicado onde condenam estas ações e revelam que alguns destes equipamentos não serão substituídos, já que “foram incendiados por três ou mais vezes num curto de espaço de tempo”.

Salvaguradando as qualidades da população de Nine, os responsáveis não hesitam em afirmar que o autor de tais actos não pode ser um “amigo” da freguesia.

Como forma de prevenção, é pedido à população que esteja atenta a estes actos, de forma a que não se voltem a repetir.

Comunicado:

“Caros Ninenses,
Os Ecopontos são infraestruturas essenciais, na medida em que são os primeiros instrumentos de recurso no cuidado que todos devemos ter com o meio ambiente.
É através daqueles equipamentos que nos permitimos separar os nossos resíduos domésticos, iniciando assim o caminho de sustentabilidade que leva, como todos esperamos, a um mundo melhor.
E nestes pressupostos, nada nos permite compreender ou imaginar aquilo que se tem passado na nossa Freguesia nos últimos tempos.
Têm sido, como é público e notório, constante e frequentemente vandalizados e incendiados os Ecopontos da Freguesia, deixando a comunidade Ninense sem estes recursos, até então de forma temporária, até à sua substituição.
Sucede que, além dos hediondos e injustificáveis atos de barbárie que temos presenciado para com estes equipamentos, pese embora todo o esforço da Junta de Freguesia junto das entidades competentes, começa a ser muito difícil conseguir a colocação de novos Ecopontos. Alguns deles não poderão, de todo, ser repostos, com a justificação de que já ali foram incendiados por três ou mais vezes num curto de espaço de tempo.
E quando assim é, perdemos todos; perdem os Ninenses; perde Nine.
Sabemos que os Ninenses não são assim. Somos uma comunidade acolhedora, hospitaleira, de bem receber. E por isso, quem o faz, de forma consciente e premeditada, não é um amigo de Nine!
Sabemos ainda que estes que o fazem serão os primeiros a apontar o dedo à Junta de Freguesia por não proceder à imediata substituição dos Ecopontos, talvez porque cogitem repetir a prevaricação.
Mas sabemos, principalmente, que este não é o rumo que nos caracteriza.
Assim, pede-se especial atenção a todos os Ninenses para estes atos, por forma a que, em conjunto, consigamos evitar que voltem a acontecer.
Muito obrigado”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version