Famalicão
Famalicão: CDU lamenta que nó da A7 em Fradelos não conste na proposta do Orçamento de Estado

A CDU de Famalicão veio, esta semana, em nota à imprensa, lamentar que a construção de um novo nó de acesso à autoestrada A7, em Fradelos/Balsar, não conste na proposta de Orçamento de Estado para 2025.
Na passada semana, uma delegação da CDU deslocou-se a Fradelos, Famalicão, tendo sido acompanhada pelo dirigente local da CDU, Fernando Costa, para visitar o local onde, supostamente, se situará o futuro nó de ligação à A7.
Em comunicado, a CDU recorda que sempre defendeu a necessidade da abertura deste novo nó, a mediar entre Famalicão e Vila do Conde, “de modo a permitir acessibilidades à A7, como forma de contribuir para o desenvolvimento desta área do concelho, desde sempre esquecida pelos poderes, local e central”.
A CDU lembra também que a 20 de setembro, sobre este mesmo assunto, o ministro das Infraestruturas e Habitação, em resposta a uma pergunta apresentada no parlamento por um deputado famalicense, reconheceu a importância deste acesso, acrescentando que “relativamente à questão quanto à data expectável para a tomada de uma decisão sobre esta pretensão, importa referir que a decisão sobre o investimento em questão deverá ser realizada numa perspetiva holística”.
“Essa perspetiva ‘holística’ é diretamente responsável pela falta de proposta no Orçamento de Estado, em debate na Assembleia da República, já que não comporta qualquer referência à desejada ligação à A7 entre Fradelos e Balasar”, vem agora dizer a CDU, concluindo que “a data expectável para a decisão dessa importante obra não será 2025”.
As críticas da coligação de esquerda não se ficam apenas pelo Governo e visam também a Câmara de Famalicão, cujo o executivo revela “uma total falta de capacidade de reivindicação e planeamento, saindo uma vez mais diminuído o interesse do concelho, prejudicado pela visão reduzida e minimalista dos poderes, repetindo-se a história de esperas longas por necessárias soluções há muito previstas”, afirma.
Na mesma nota assegura-se ainda que o Grupo Parlamentar do PCP, na Assembleia da República, irá questionar o Ministério das Infraestruturas e Habitação sobre a ligação da A7 em Fradelos/Balasar, e a necessidade de novos acessos a esta zona do concelho, “pois considera que uma mera requalificação da EM 506 não é resposta que assegure, suficientemente, os verdadeiros interesses de Famalicão”.

-
Póvoa de Varzimhá 1 dia
Queda de duas varandas por sorte não fez feridos na Póvoa de Varzim
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Rede das Academias Seniores oficializa 15 novas instituições
-
Bragahá 5 dias
Homem de 40 anos detido com material de construção contrafeito em Esposende
-
Póvoa de Varzimhá 3 dias
Dois homens detidos na posse de armas de atordoamento para animais na Póvoa de Varzim