Famalicão recebe, nos dias 18 e 19 de novembro (sábado e domingo), a 6.ª jornada do Campeonato Portugal Trial 4×4 – CPT4x4/2023.
Reconhecida como a “capital” do desporto automóvel, a terra “negra” celebrará novamente os campeões nacionais pelo quarto ano consecutivo. O evento, organizado pelo Clube Trilhos do Norte em colaboração com o Município de Vila Nova de Famalicão, marca a sexta e última etapa do Campeonato Portugal Trial 4×4 e começa na tarde de sábado, 18 de novembro, na Vila de Ribeirão, onde ocorrerão as verificações administrativas e técnicas, com o Parque Fechado instalado no mesmo local.
Mais uma vez, os terrenos adjacentes ao Lago Discount irão servir como cenário para um confronto de gigantes do Todo-o-Terreno nesta prova final, envolvendo candidatos e estreantes que competem pelos lugares de destaque na principal modalidade de Trial 4×4 em Portugal.
O Campeão Absoluto será coroado no final da tarde de domingo, 19 de novembro, após a conclusão das três horas de resistência.
Assim, está tudo a postos para receber os “heróis” do CPT4x4 e os fervorosos adeptos desta competição, que visa a conquista dos títulos nacionais em várias Classes: Promoção, Proto, Super Proto e Absoluto.
O desafio decorre numa pista bem conhecida pelos aficionados e participantes, famosa por suas inclinações e
estado escorregadio causado pelas chuvas.
A pista manterá em grande parte sua configuração original, com obstáculos naturais predominantemente presentes, aproveitando o terreno “acidentado” da região e prometendo um dia intenso de competição.
Do ponto de vista desportivo, espera-se uma competição de alto nível entre as equipas participantes nas várias categorias e classes.
Luís Jorge e Daniel Esteves (Café Restaurante A Curva) chegam a Famalicão liderando a Classe Absoluto; Rui Rocha e Pedro Campas (Team RJ69) mantêm uma vantagem mínima na Classe Super Proto; enquanto na Classe Proto, António Moreira e André Neves (Valclima) assumiram a liderança com apenas um ponto de vantagem sobre a dupla da “Oficina Bacelo” na última etapa em Lordelo-Paredes. Na Classe Promoção, Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (73 Racinc Team) têm a chance de conquistar o primeiro grande título nacional de Trial 4×4.
Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) na Classe Extreme e a dupla Carlos Martins/João Pinto (Reciclopeças) na Classe UTV já garantiram seus respetivos títulos nacionais.
Este é um espetáculo com excelentes condições para o público e estacionamento gratuito no local do evento.