Famalicão
Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras promoveu Palestra sobre “Humanização no envelhecimento”
No dia a 25 de outubro, teve lugar nas instalações do Centro Social da Associação de Moradores das Lameiras uma sessão de partilha de conhecimentos sob o tema “Humanização no envelhecimento.” Este evento foi promovido pelo Gabinete Médico da instituição como parte das celebrações do Dia Internacional do Idoso, comemorado todos os anos a 1 de outubro.
Num contexto em que a esperança média de vida está em crescimento e, consequentemente, o número de idosos aumenta, é de suma importância refletir sobre os cuidados fornecidos a estes utentes e a necessidade de humanizar ainda mais as práticas no seu cuidado. A premissa essencial é a de “dar mais vida aos anos e não mais anos à vida.”
A palestra contou com a presença da equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos do CHMA, composta pela Dra. Helga Martins, Dra. Lara Maia e Enga Catarina Alves, além da nossa médica interna, Dra. Marta Ferreira.
Esta sessão envolveu o corpo técnico da instituição, bem como os colaboradores que diariamente cuidam dos nossos seniores. Familiares e amigos também estiveram presentes, tendo oportunidade para esclarecer dúvidas e abordar conceitos, nomeadamente no que diz respeito à alimentação, ao controlo da dor e à centralidade da qualidade de vida do idoso no processo de envelhecimento.
A Associação de Moradores das Lameiras expressa antecipadamente a sua gratidão às oradoras pela contribuição significativa e inspiradora para a nossa comunidade, bem como a todos os participantes que contribuíram para o sucesso deste evento.
-
Paíshá 1 semana
Em 2024 a PSP registou 79 mortes em acidentes rodoviários mais oito do que em 2023
-
Bragahá 1 semana
Mulher desaparecida em Esposende desde o final de dezembro encontrada sem vida em Espanha
-
Economiahá 6 dias
Imposto Único de Circulação (IUC) superior a 100 euros passa a ser pago em duas prestações em 2026
-
Famalicãohá 3 dias
IPMA emite aviso amarelo para Braga e Viana do Castelo devido a chuva forte e trovoada