Famalicão
Famalicão e Trofa avançam com projeto para nova ponte ciclo pedonal
Esta segunda-feira, 30 de outubro, os autarcas de Trofa e Vila Nova de Famalicão assinaram um protocolo que possibilitará aos dois municípios avançar na conceção de um novo projeto para uma ponte ciclo pedonal sobre o Rio Ave. Esta ponte irá conectar os dois concelhos e recriar a histórica Ponte Pênsil.
Mário Passos e Sérgio Humberto reuniram-se na manhã desta segunda-feira nos Paços do Concelho da Trofa para formalizar o acordo que unirá ambos os municípios como entidades adjudicantes. Isso visa iniciar os procedimentos pré-contratuais para a contratação dos serviços relacionados com a caracterização do local de intervenção, como estudos, ensaios, sondagens e levantamentos. Exemplos disso incluem os ensaios aerodinâmicos e dinâmicos, bem como o estudo hidrológico e hidráulico. Também se inclui a elaboração do projeto de execução da nova ponte.
A futura ponte, que deverá recriar a antiga Ponte Pênsil que garantia a ligação entre os dois concelhos até janeiro de 1935, em tempos foi a principal travessia entre o Minho e o Douro”, refere-se.
Mário Passos, o autarca de Famalicão, considera que a nova ligação pedonal e ciclável entre Famalicão e Trofa reforça “a relação socioeconómica existente entre os dois concelhos” e fala mesmo num “grande atrativo para a promoção dos dois municípios”.
Por sua vez, o autarca da Trofa acredita que “será feita história” com a concretização desta empreitada. Sérgio Humberto lembrou ainda a execução da quarta e última fase da empreitada da Variante à Estrada Nacional 14, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, para falar naquilo que considera ser uma “revolução” nas ligações entre os dois municípios e nas margens do Rio Ave.
-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão faz nova investida pelo avançado francês do Metz Simon Elisor
-
Famalicãohá 6 dias
Motociclista com cerca de 20 anos ferido após colisão em Vale S. Cosme
-
Desportohá 4 dias
Esmeriz acolhe mais uma edição da São Silvestre este sábado
-
Paíshá 16 horas
Segurança rodoviária: Número de vítimas mortais desceu em 2024 para 475