Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão ganha duas novas zonas de expansão empresarial num total de 490 mil m2

 O concelho de Vila Nova de Famalicão vai acolher duas novas zonas de expansão empresarial, num total superior a 490 mil metros quadrados (m2), anunciou hoje o município.

Um dos espaços vai ficar localizado na União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei e União de Freguesias de Arnoso e Sezures e irá abranger uma área de 157.297 m2, beneficiando da proximidade ao nó de acesso à Autoestrada 3 (A3), em Cruz.

“A concretização desta zona de expansão industrial será uma oportunidade para melhorar as acessibilidades da área norte do concelho, através da criação de uma alternativa viária à EM 571-1 e reconfiguração do nó de acesso à A3, o que vai permitir melhorar significativamente as condições de circulação entre esta via municipal, a EN14 e o acesso à autoestrada”, refere o comunicado.

O outro espaço, com 333.379 m2, ficará em Lousado e União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos e visa o reparcelamento e a infraestruturação de um espaço urbanizável, destinado à construção do novo terminal ferroviário de mercadorias da Medway e à instalação de atividades económicas (comércio, indústria e serviços). Neste caso, são propostas cinco parcelas para atividades económicas.

Será construída uma infraestrutura viária, entre a EM 508-1 e a Linha do Minho, que irá permitir criar condições de acessibilidades ao interface e aos vários terrenos destinados à implantação de atividades económicas.

De acordo com a proposta apresentada e aprovada em reunião de executivo, será ainda criado um novo acesso a norte, para compensar a supressão do caminho existente, resultante da construção do interface de mercadorias.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, considerou que a criação destas duas novas zonas de expansão empresarial é “uma excelente notícia para o território”.

“Vila Nova de Famalicão é reconhecido a nível nacional e internacional como terreno fértil para o investimento e para o crescimento de empresas e indústria. Com estes novos enquadramentos industriais estamos a criar condições de excelência para a instalação de mais empresas no nosso concelho, o que significa mais emprego, mais qualificação e melhor qualidade de vida”, referiu.

O autarca salientou ainda a importância destes investimentos para a reestruturação das acessibilidades e da mobilidade.

“Estamos a providenciar o ambiente ideal para o sucesso da atividade empresarial, aproveitando a oportunidade para criarmos uma completa rede de infraestruturas de transporte e comunicação que permitirá uma rápida ligação entre as empresas, os seus fornecedores e clientes”, rematou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version