Famalicão
Famalicão Casa do Território recebe conferência sobre “Repensar o Consumo”

A Casa do Território, no Parque da Devesa, em Famalicão, recebe, no próximo dia 4 de novembro, a primeira conferência Ambientar-se, que terá como tema “Repensar o Consumo”, em que vão ser explorados os subtemas dos desperdício alimentar e da fast fashion.
Esta é a primeira vez que as sessões Ambientar-se, que já contam com oito anos de existência, tomam o formato de conferência; no entanto, mantém-se a sua génese, de exibição de filme ambiental e debate.
O objetivo principal desta conferência, organizada por várias associações, é sensibilizar para os enormes impactos do consumo exacerbado e do desperdício que daí advém.
O programa contará com a exibição de curtas metragens, e incluirá conversas com convidados e debate com o público. Destaca-se, no tema do “Desperdício alimentar”, o filme português “Sustento – realidade insaciável” (2022), da associação Reboot, que também estará presente no painel como convidada. Estarão também presentes nos debates: a associação Refood, também no primeiro painel, e no painel sobre Fast fashion, a Rede Portuguesa de Decrescimento e a Let’s Swap.
Na última parte haverá uma conversa intitulada “O prazer do consumo” com a neurocientista famalicense Ana João Rodrigues, investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho, que vai focar a sua intervenção na forma como o cérebro perceciona e codifica o prazer, neste caso proporcionado pelo consumo.
A organização será conjunta com os vários parceiros, nomeadamente associações ligada ao ambiente do concelho: Associação Amigos do Rio Este, Associação Famalicão em Transição, H2Ave – Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, Vento Norte – Associação de Defesa do Ambiente e Ocupação dos Tempos Livres e YUPI – Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário: É ainda parceira do evento a AVE – Associação Vimaranense de Ecologia, de Guimarães.


-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Rede das Academias Seniores oficializa 15 novas instituições
-
Bragahá 5 dias
Homem de 40 anos detido com material de construção contrafeito em Esposende
-
Póvoa de Varzimhá 3 dias
Dois homens detidos na posse de armas de atordoamento para animais na Póvoa de Varzim
-
Póvoa de Varzimhá 1 dia
Queda de duas varandas por sorte não fez feridos na Póvoa de Varzim