Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Alunos da Secundária Padre Benjamim Salgado vão ter “escola provisória” a partir de janeiro

A comunidade educativa da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, na vila de Joane, prepara para se mudar para instalações temporárias, já no início do 2.º período letivo, algo que se verifica na sequência do processo de requalificação e ampliação deste polo escolar, uma operação com um orçamento de 20 milhões de euros.

As instalações provisórias ficarão localizadas num terreno alugado pela autarquia, na Avenida dos Laborins, perto do recinto da Feira Semanal de Joane.

Este espaço temporário, será construído com módulos pré-fabricados, avaliados em 362 mil euros. Para a sua aplicação serão necessários trabalhos de movimentação de terras, execução de trabalhos de construção civil para sustentação dos monoblocos, infraestruturas elétricas, redes de abastecimento de água, águas pluviais e saneamento.

Esta escola provisória, conta com 16 espaços constituídos por 44 módulos, para 14 salas de aula e casas de banho, instalados na EB 2.3 Bernardino Machado, para onde serão transferidos todos os alunos até ao 9.º ano.

A outra parte desta estrutura, contém 92 espaços constituídos por 285 módulos, com o objetivo de instalar salas de aula, serviços administrativos e de apoio, casas de banho e zonas técnicas – será instalada no terreno alugado pela autarquia.

Por outro lado, as obras de requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, construída nos anos 80 e composta por três blocos, realizam-se através de um investimento de cerca de 20 milhões de euros, parte deste contemplado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visam a intervenção nos edifícios existentes e da construção de novos espaços, assim como a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.

“Nos blocos de ensino existentes serão feitas alterações nos espaços interiores, de forma a capacitar a escola de uma maior e mais variada oferta formativa. Será construído um edifício contíguo ao Bloco C, denominado por Oficina Didática. Comum aos três blocos serão ainda feitas alterações de forma a permitir a interligação com um novo bloco de ensino (D) e a substituição da cobertura existente”, informa a Câmara Municipal.

Para o Bloco Administrativo estão programadas intervenções mais aprofundadas, tais como a construção de um novo auditório, uma nova biblioteca e a remodelação e reorganização dos espaços existentes.

Para além destes novos espaços, a zona do polivalente, cozinha e refeitório será também reorganizada.

O Bloco Desportivo da escola será mantido, embora adaptado a “um novo bloco contíguo que será composto, sobretudo, por balneários, ginásio e salas de apoio”, lembra ainda a Câmara Municipal.

Tais obras visam, sobretudo, o aumento do desempenho energético do edifício e a sua intervenção sustentável.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version