Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Centro de Saúde de Delães terá recusado assistência a idoso que sofreu AVC a 20 metros da entrada

Publicado

em

Um utente do Centro de Saúde de Delães, freguesia de Famalicão, sofreu uma queda após sair de um taxi que o transportava para lá, acabando por sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), a cerca de 20 metros da entrada, do Centro de Saúde, sem ter recebido qualquer assistência pela parte dos profissionais presentes no interior, apurou a Fama TV junto de populares que se encontravam no local.

De acordo com os relatos registados pela Fama TV, a pessoa que conduzia o taxi que transportava o idoso dirigiu-se ao interior do Centro de Saúde para pedir ajuda, após a queda, mas foi-lhe dito que “ninguém ia lá fora”, ou seja, que nenhum dos profissionais presentes se ia dirigir ao exterior do Centro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Populares que se encontravam nas imediações, deparados com a situação, acabaram por contactar os Bombeiros de Riba de Ave, que assistiram a vítima e depois a transportaram para o Hospital de Braga.

“Se uma pessoa singular tem o dever de assistir alguém com um problema, imagino que o Centro de Saúde tenha ainda mais responsabilidade”, disse a mesma fonte à Fama TV, notoriamente perturbada, após o sucedido.

Fonte dos Bombeiros de Riba de Ave disse à Fama TV que a ocorrência havia sido registada como uma queda, em primeira instância, embora no local, os elementos desta corporação verificaram que tal tinha sido provocada pelo AVC.

A vítima foi transportada como ferido ligeiro, para o Hospital de Braga.

Contactado pela Fama TV, Ivo Sá Machado, diretor do Agrupamento de Centros de Saúde de Famalicão explicou que os profissionais deste centro de saúde cumpriram os procedimentos designados para as suas funções, dos quais não constam situações como a que foi descrita: a necessidade de um serviço de urgência hospitalar.

“Obviamente as unidades não iriam responder no exterior, as nossas unidades respondem no interior. Mediante uma situação de urgência, que parece ser o caso, deve chamar-se uma ambulância”, explica.

“Todo e qualquer utente, mesmo numa situação considerada urgente, é atendido, mas agora temos de ver sobre que tipo de urgência estamos a falar. [Por exemplo] se alguém tem uma criança constipada, ou com febre, as nossas equipas estão prontas para dar resposta. O utente tem de preencher a ficha e é atendido. Mas no caso em apreço, e perante este relato, não era o Centro de Saúde a dar a resposta, sobretudo numa situação com o grau de complexidade e gravidade como o que foi descrito”, sublinha Ivo Sá Machado, antes de dizer que “os nossos profissionais não observam ninguém no exterior”.

Perante alguma indignação causada pela situação, o diretor salienta que “é evidente que aqui se encontra uma unidade de saúde, mas não está aqui um serviço de urgência para esse efeito”.

Exemplificando novamente, Ivo Sá Machado aponta que “se um médico estivesse a passar naquele local” e se deparasse com a mesma situação, “a primeira coisa que ele ia fazer”, depois de avaliar a situação, “seria chamar uma ambulância”, já que se trata de uma urgência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Incêndio em Vale S. Martinho provoca dois feridos

Um incêndio num anexo de uma habitação em Vale S. Martinho, mais precisamente na rua Eça de Queirós, provocou dois...

Paíshá 15 horas

Gasóleo desce três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos a partir de segunda-feira

Ao fim de seis semanas de ganhos, os preços dos combustíveis vão finalmente descer na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais...

Barceloshá 15 horas

Barcelos: Trabalhador cai de altura de nove metros e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave, este sábado, na sequência de uma queda de nove metros de um edifício em...

Famalicãohá 17 horas

Associação Famalicão em Transição debate futuro das linhas de água e o Ecoparque de Cabeçudos

A Associação Famalicão em Transição retoma, este sábado, as “Conversas TeT – Território em Transição”, com o tema “Que futuro...

Regiãohá 18 horas

Neve cobre de branco e beleza várias localidades

É verdade que falta pouco mais de um mês para a chegada da Primavera. Mas, esta sexta-feira e sábado a...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atropelamento em Joane provoca ferimentos em mulher de 70 anos

Um atropelamento, na vila de Joane, Famalicão, provocou, este sábado, ferimentos a uma mulher de 70 anos. Não se sabe,...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria é palco, este fim de semana, das Solenidades do Senhor dos Passos

A freguesia de Arnoso Santa Maria celebra, este fim de semana, as Solenidades do Senhor dos Passos. Entre os eventos...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão perde em Arouca e João Pedro Sousa diz que a sua equipa “encolheu-se” na primeira parte

O Famalicão perdeu, esta sexta-feira, contra o Arouca, por 3-2, num jogo em que os arouquenses completaram a reviravolta no...

Paíshá 20 horas

Euromilhões. Já sabe qual é a chave vencedora desta sexta-feira?

Os números 24 – 27 – 28 – 30 – 49 e as estrelas 1 e 12 é a chave...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Arouca 3-2 FC Famalicão

Veja em baixo os lances de golo da partida entre o FC Famalicão e o FC Arouca a contar para...

Arquivo

Mais Vistos