Site icon Fama Rádio e Televisão

Chef de Famalicão Renato Cunha dirige sessão de partilha e degustação no Mosteiro de Pombeiro em Felgueiras

Renato Cunha foi convidado pelo projeto “Património a Norte” para uma sessão de partilha e degustação, este sábado, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras.

O chef famalicense fica então encarregado de partilhar produtos e iguarias que integram o imaginário coletivo da região, confecionados com técnicas ancestrais. Cozinheiro por vocação, gosta de ser reconhecido como embaixador da gastronomia portuguesa.

Atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.

Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é um importante marco cultural. Documentado desde 853, do primitivo estabelecimento não resta qualquer elemento material, mas suspeita-se de que se tratava de um edifício modesto. O projeto românico arranca no século XII, conferindo ao mosteiro a planimetria dos grandes mosteiros da ordem Beneditina. Está localizado na interseção de duas das principais vias medievais da época – uma que ligava o Porto a Trás-os-Montes, por Amarante, e uma segunda que ligava a Beira a Guimarães e Braga, atravessando Lamego e o Douro, em Porto de Rei, o que justifica a importância deste conjunto monástico na região.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version