Site icon Fama Rádio e Televisão

Festas Antoninas de Famalicão distinguidas pela Direção-Geral do Património Cultural

No passado domingo, dia 22 de outubro, as Festas Antoninas de Famalicão foram distinguidas no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, como uma das manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). Este reconhecimento faz parte das comemorações dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A distinção foi entregue ao Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, pelas mãos da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro. As Festas Antoninas são consideradas uma das maiores romarias do Norte e foram oficialmente inscritas no INPCI em 15 de dezembro de 2022.

Estas festividades de Famalicão fazem parte de uma lista que inclui cerca de meia centena de manifestações culturais de cariz imaterial que também foram reconhecidas na mesma cerimónia.

A cerimónia em questão foi uma iniciativa que se insere na programação desenvolvida ao longo de 2023 pela Direção-Geral do Património Cultural, juntamente com outras entidades e cidadãos envolvidos na preservação do Património Cultural Imaterial. Esta programação visou celebrar os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, sob o nome “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”.

A entrega das distinções às manifestações inscritas no INPCI representou o ponto culminante dessas comemorações, que compreenderam três momentos: “O Encontro,” “O Território,” e “A Festa.”

Importa ainda mencionar que o último desses momentos ocorreu durante a semana anterior e incluiu a projeção do documentário “Festas Antoninas. Vila Nova de Famalicão” (2015) no Museu Nacional do Traje, entre 20 e 22 de outubro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version