Siga-nos nas redes

Famalicão

Mulheres Socialistas e JS contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania

Publicado

em

As Mulheres Socialistas e a Juventude Socialista (JS) manifestaram-se, este domingo, contra a revisão do programa da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, anunciada pelo primeiro-ministro, acusando Luís Montenegro de se aproximar da extrema-direita.

Numa publicação na rede social Facebook, a presidente das Mulheres Socialistas considerou que este anúncio mostra “a deriva e a aproximação à extrema-direita” por parte do atual Governo.

Elza Pais antecipou que “o combate à desigualdade de género e à promoção da cidadania” será substituído pela “ideologia de género”, referindo que a ciência não reconhece esse conceito.

A deputada socialista referiu-se também a outro ponto do discurso do primeiro-ministro, nomeadamente o anúncio da construção de dois centros de instalação temporária para acolher imigrantes em situação ilegal ou irregular.

“Nas migrações, a visão securitária impõe-se à humanista. Vamos ter centros de detenção para imigrantes ilegais!? Que susto!”, escreveu a dirigente do PS, questionando “o que os distingue do Chega?”.

Elza Pais garantiu que o PS dirá “‘não’ a este modelo societário”.

Numa nota enviada à comunicação social, a JS desafiou o primeiro-ministro a “identificar que projetos ideológicos encontra no programa” desta disciplina e acusou Luís Montenegro de tentar “governamentalizar os currículos escolares”.

“A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento é atualmente autonomizada apenas no 2.º e 3.º ciclos e inclui temáticas que têm, todas elas, suporte constitucional, com os direitos humanos, a igualdade de género, a interculturalidade, o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental, a saúde, a sexualidade, os media, as instituições e participação democrática e a literacia financeira”, defendeu o líder da estrutura que representa os jovens socialistas.

Citado no comunicado, Miguel Costa Matos referiu que os currículos foram revistos recentemente, na “sequência de um amplo diálogo técnico”, e considerou que o primeiro-ministro “deve explicações ao país sobre o que acha de ideológico no ensino sobre direitos humanos, ambiente ou saúde”.

“A par do discurso securitário e de medo sobre a imigração, esta é uma cedência inacreditável de um PSD outrora moderado à direita radical e populista”, defendeu o deputado, acusando o PSD e o Governo de embarcarem num “caminho reacionário e amorfo no que toca à escola pública e aos valores fundamentais de uma sociedade tolerante, informada e livre”.

A JS sustentou ainda que a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento deve passar a ser autónoma e obrigatória no Ensino Secundário e pediu um reforço da formação específica dos professores.

No encerramento do 42.º Congresso do PSD, que decorreu este fim de semana em Braga, o primeiro-ministro e líder social-democrata anunciou que o Governo vai rever os programas do ensino básico e secundário, incluindo a disciplina de Educação para a Cidadania.

“Vamos reforçar o cultivo dos valores constitucionais e libertar esta disciplina das amarras a projetos ideológicos ou de fação”, anunciou Luís Montenegro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 minutos

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 4 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 7 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos