Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Ordem dos Médicos critica forma como são divulgadas propostas sobre urgências

Publicado

em

O bastonário dos médicos disse hoje que a Ordem não recebeu as propostas da comissão de acompanhamento para resolver os problemas das urgências de Ginecologia e Obstetrícia e criticou a forma como estas têm sido divulgadas.

Miguel Guimarães reagia desta forma a uma notícia divulgada hoje pelo Expresso, segundo a qual a Comissão de Acompanhamento de Reposta em Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Blocos de Partos propõe limitar o acesso das grávidas às urgências, uma medida que o jornal diz já estar a ser preparada com o Governo.

O semanário revela que os problemas de saúde ginecológicos-obstétricos súbitos, mas sem gravidade, vão ter indicação para assistência nos centros de saúde e não nas urgências dos hospitais, onde deverão recorrer em caso de verdadeira urgência.

O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou que não tinha conhecimento desta nem de nenhuma outra proposta da comissão.

“Até agora não chegou à Ordem dos Médicos qualquer tipo de relatório da comissão de acompanhamento. Se dizem que enviaram, não chegou. Portanto, continuo sem conhecer exatamente os pressupostos que estão por trás, teoricamente, das ideias, porque não são as próprias pessoas que as estão a divulgar, acho eu. Ou pelo menos não foram quando foi a questão [do fecho] das maternidades”, adiantou.

“Temos que conhecer muito bem qual é a proposta e eu estou convencido que o senhor ministro dentro de pouco tempo apresentará propostas objetivas para tentar melhorar o acesso das grávidas às maternidades”, rematou

Para Miguel Guimarães, a divulgação de propostas relativas a este tipo de situações “mais complexas”, que envolvem grávidas e os respetivos bebés, deve ser feita de forma diferente e devem ser ouvidos os intervenientes envolvidos.

“Obviamente que o senhor ministro da Saúde já estará a refletir sobre as propostas, mas virem este tipo de notícias sem fundamentação, sem se perceber exatamente o que a comissão pretende em termos daquilo que são as suas propostas, acho que não é propriamente o mais adequado”, comentou.

No seu entender, isto causa “intranquilidade na população”, dando como exemplo o anúncio pela imprensa de que “poderiam fechar o serviço de urgência de quatro ou seis maternidades”, revelando até o nome das instituições.

“Isto é uma situação que preocupa as grávidas, as câmaras municipais – que não terão sido ouvidas nesta matéria – preocupa no fundo todas as pessoas que querem soluções concretas e querem perceber qual é a fundamentação relativamente às propostas, porque se não a conhecerem, é óbvio, que não é possível fazer as coisas com a tranquilidade que devem ser feitas”, defendeu.

Relativamente à proposta de limitar o acesso às grávidas nas urgências hospitalares, o bastonário disse que é uma medida que tem de ser avaliada.

“A questão que se coloca é perante que sintomas uma grávida deve ir ao seu médico de família ou a uma maternidade. Isto não é fácil”, disse, defendendo que as grávidas têm de ter “uma educação em saúde muito elevada que, até este momento, não aconteceu seguramente”.

Por outro lado, observou, há grávidas que de vez em quando já vão ao seu médico de família mas, defendeu, “é preciso perceber o que é que esta proposta em si encerra, essa é a questão fundamental”.

“Também é preciso perceber se existe ou não capacidade de resposta nos cuidados de saúde primários que estão numa situação crítica”, advogou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 3 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quarta-feira e traz consigo temperaturas mais baixas

Depois de uma semana de sol, a chuva está de regresso ao concelho de Famalicão, esta quarta-feira, de acordo com...

Póvoa de Varzimhá 4 horas

Vídeo: Veículo completamente destruído por incêndio na Póvoa de Varzim na noite deste domingo

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, na noite deste domingo, na rua de Penalves, na Póvoa de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um despiste rodoviário na rua Joaquim Ferreira, em Riba...

Desportohá 5 horas

Famalicão de luto após o falecimento de Joaquim Moniz

O futsal local encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim Moniz, elemento que dedicou parte da sua vida em...

Guimarãeshá 5 horas

Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu um camião e uma...

Desportohá 5 horas

Hugo Oliveira sobre vitória por 4-1 e o factor “casa”: “Os adeptos são extremamente importantes para nós”

Depois de uma uma receção ao AVS, este domingo, que terminou com uma vitória por 4-1 frente ao AVS, o...

Desportohá 21 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 4-1 AVS FS

O FC Famalicão venceu esta tarde em casa no Estádio Municipal de Famalicão o AVS Futebol SAD por quatro bolas...

Arquivo

Mais Vistos