Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Nuno Melo acusa opositores de não facultarem os cadernos eleitorais – CDS-PP

Publicado

em

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou hoje os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de senadores sem aviso.

O antigo líder parlamentar do CDS-PP Nuno Magalhães (que assina como membro da candidatura “Tempo de Construir – Nuno Melo”) considera que “existem aspetos relativos à organização e democraticidade” do 29.º Congresso do partido que merecem “repúdio e justificam uma tomada de posição pública”.

“A candidatura nossa opositora recusa a consulta dos cadernos eleitorais, que só disponibiliza a si própria”, acusa, defendendo que “não há eleição democrática digna desse nome sem que os cadernos eleitorais estejam facultados a todas as candidaturas”.

Nuno Magalhães refere também que foi “recusada a possibilidade de fiscalização” de “vários atos eleitorais” por delegados da candidatura de Nuno Melo, considerando que “é inaceitável” a realização de “eleições à porta fechada sem se conhecer o universo eleitoral e em que só os elementos de uma das candidaturas podem ter acesso ao processo”.

“Vamos disputar um congresso sabendo que princípios básicos de democraticidade não estão garantidos até ao momento”, salienta.

Assim, o antigo dirigente pede à direção de Francisco Rodrigues dos Santos que “faculte a consulta dos cadernos eleitorais e abra as salas de votação à fiscalização de todas as candidaturas”.

“Alertamos para o facto de que se não for permitida tal fiscalização, manteremos delegados da nossa candidatura à porta de cada edifício em que as votações ocorram, para verificação de cada pessoa que aí se dirija”, refere o antigo deputado.

O apoiante de Nuno Melo na corrida à liderança do CDS-PP relata também que “senadores do CDS foram substituídos por outras pessoas escolhidas pela direção” sem que “qualquer advertência acerca da intenção, ou uma simples palavra de agradecimento, lhes fosse dada”.

De acordo com Nuno Magalhães, “a maioria destes senadores não sabem sequer que foram substituídos”, apontando que “esta não é uma forma digna de tratar” aqueles a quem o partido deve “consideração, respeito e muita gratidão”.

“Falar destes senadores é falar de fundadores, de pessoas ilustres do CDS, em muitos casos condecoradas por Presidentes da República, que lutaram e ajudaram o partido nos momentos mais difíceis”, salienta.

O antigo líder do Grupo Parlamentar centrista aponta que “isto acontece porque para a candidatura de Francisco Rodrigues dos Santos, apenas o poder, traduzido numas quantas inerências, conta verdadeiramente”, falando numa “luta do poder, pelo poder”.

Nuno Magalhães defende ainda que estas situações “atentam contra princípios elementares da democracia só vistos em regimes de partido único”, e “traduzem uma ingratidão que no CDS nunca se viu ou se praticou”.

Em nome da candidatura do eurodeputado, o ex-líder parlamentar pede desculpa aos “ilustres senadores saneados” e aponta que “comportamentos tão lesivos da história e dos valores do partido nunca se voltarão a repetir”.

“No caso, reforçam cada vez mais a nossa determinação. O que era um direito estatutário de candidatura, é agora igualmente uma luta pela legalidade democrática e pela decência”, salienta.

O 29.º Congresso do CDS-PP está agendado para 27 e 28 de novembro e são candidatos à liderança do partido o atual presidente, Francisco Rodrigues dos Santos, e o eurodeputado Nuno Melo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 8 horas

Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar” realiza-se entre 21 e 25 de abril

Os dias entre 21 e 25 de abril assinalam a Peregrinação Jubilar em honra da “Santinha de Balasar”, uma celebração...

Economiahá 9 horas

Consumo de eletricidade em Portugal atingiu o nível mais alto de sempre neste início de 2025

 O consumo de eletricidade nos primeiros três meses de 2025 foi o mais elevado de sempre, tendo totalizado 14,1 terawatts-hora...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Chuvas fortes chegam acompanhadas por trovoadas esta quarta-feira

A chuva regressa, esta quarta-feira, ao concelho de Famalicão, depois de uma série de dias de sol e céus limpos,...

Paíshá 11 horas

Roubo de viaturas aumentou 106,3% em 2024. Valor apenas superado pelo roubo de bancos

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: INAC teme pelo seu futuro após venda “iminente” das suas instalações

O Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), cujas instalações se localizam na área comercial Central Park, na vila de...

Paíshá 13 horas

Violência nas Escolas: Diretores pedem “reforço” ao Governo para poder lidar com a atual situação

Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de...

Bragahá 13 horas

Braga: Assaltantes levaram todo o ouro e relógios de uma ourivesaria no centro da cidade

Uma ourivesaria, localizada no centro da cidade de Braga, foi alvo de um meticuloso assalto, levado a cabo na madrugada...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Funeral de Joaquim Moniz Ferreira realiza-se esta quarta-feira

Realiza-se, esta quarta-feira, o funeral de Joaquim Moniz Ferreira, figura emblemática do concelho, que esteve ligado à Assembleia da União...

Desportohá 14 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri

A formação sub-23 do FC Famalicão disputou, esta terça-feira, a jornada 10 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia

A Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – ACAFADO, convida para mais uma noite de música ao vivo, com a...

Arquivo

Mais Vistos