Famalicão
Famalicão: Bombeiros receberam centenas de chamadas numa noite caótica devido ao mau tempo
Viaturas submersas, garagens, lojas e habitações inundadas. Muros desabaram. Muitos prejuízos materiais, mas felizmente sem registo de feridos.

“Foi uma noite bastante complicada, em que tentámos responder ao máximo, mas foram centenas de chamadas que recebemos e houve alturas em que não conseguimos mesmo dar resposta a tudo. Na maior parte dos casos as situações foram-se resolvendo naturalmente com o passar do tempo e aí pudemo-nos centrar nas mais importantes”. Este depoimento registado pela Fama Rádio e Televisão, ao início desta manhã de quinta-feira, junto de quem esteve ao serviço durante a noite anterior na sua corporação de bombeiros, é elucidativo do ambiente caótico em que Vila Nova de Famalicão, literalmente, “mergulhou” durante algumas horas.
Só as duas corporações de Bombeiros da cidade responderam a quatro dezenas de ocorrências que, apesar do número elevado, não resultaram em feridos de qualquer gravidade.
Muitas estradas rapidamente se transformaram em autênticas piscinas. Na cidade, o túnel da Avenida Marechal Humberto Delgado teve de ser encerrado ao trânsito e os bombeiros chamados a desentupir o sistema de escoamento. As ruas de quota mais baixa transformaram-se num rio cujo caudal rapidamente se dirigiu para as garagens, caves e lojas provocando o pânico entro os seus proprietários que tudo faziam para minimizar os prejuízos causados nos seus bens. Dois quilómetros a poente, em Calendário, pelo menos três viaturas ficaram parcialmente submersas e impedidas de seguir a marcha.

Na zona de Outiz/Gondifelos, na estrada Famalicão-Póvoa, um muro de cerca de três metros desabou provocando constrangimento no trânsito. Nos vales do concelho de Famalicão, os problemas habituais registados essencialmente no Vale do Este, São Martinho e São Cosme, onde, por exemplo, as instalações do IPCA – antiga Didáxis de São Cosme – não escaparam ao elevado índice de precipitação que resultou na subida do nível da água do rio Pelhe.
No final deste vídeo é possível ver como ficou o túnel pedonal das Estação CP em Famalicão:
Aqui as imagens das principais artérias da cidade, captadas pelo repórter José Clemente:

-
Paíshá 1 semana
Homem e mulher detidos pela PSP por venda de material contrafeito no Porto
-
Desportohá 1 semana
Hóquei: Riba d’Ave eliminado da Taça pelo Benfica
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Ruivães realiza Procissão do Senhor dos Santos Passos a 15 e 16 de março
-
Regiãohá 3 dias
Jovem de 18 anos detido por tráfico de estupefacientes em Santo Tirso