O Lions Clube de Famalicão preocedeu à entrega de um dispositivo no valor de mais de 7.300 euros ao Centro Hospitalar do Médio Ave – Hospital de Famalicão – ULS Médio Ave, esta quinta-feira.
Esta ação surge no seguimento da estreia colaboração entre as entidades envolvidas, visando colmatar carências já identificadas e pedidos de ajuda recebidos pelo clube.
Assim, foi assinalada a necessidade do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar do Médio Ave em adquirir um aparelho específico de apoio ao diagnóstico, um “Ecógrafo Portátil (VitaScan PD)”, que irá permitir diagnósticos mais rápidos e através de um método menos invasivo.
No pedido efetuado pelo CHMA pode ler-se que “o doente oncológico internado pode, por diversas causas, apresentar diminuição do débito urinário (…), sendo importante investigar a causa subjacente e simultaneamente evitar cateterizações urinárias desnecessárias.
(…) Assim, será importante a adoção de medidas para evitar o mesmo e avaliar corretamente a necessidade de cateterização urinária, com especial foco no doente oncológico, já fragilizado pela própria doença oncológica e efeitos laterais dos tratamentos, com maior risco de infeção. (…) um ecógrafo portátil (VitaScan PD) permitirá auxiliar na decisão de se fazer ou não
cateterização urinária, reduzindo-se assim os riscos associados à mesma para
o doente”, concluem.
O novo aparelho, que teve um custo de 7.355,40euros, foi entregue em pessoa ao Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave – Hospital de Famalicão – ULS Médio Ave.