Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Grupo vocal “Os Cupertinos” atua esta sexta-feira na Igreja Matriz Antiga

A Igreja Matriz Antiga de Famalicão será palco de um concerto d’Os Cupertinos, um evento levado a cabo no âmbito da Rede Informal para a Difusão da Música Antiga (RIDMUSA), esta sexta-feira, a partir das 21:30.

“Estêvão Lopes Morago e a geração de ouro da polifonia portuguesa nos sécs. XVI e XVII”, são a proposta d’Os Cupertinos para 2024, com um programa desenvolvido sob a direção musical de Pedro Teixeira, focado nas obras musicais criadas a partir da Sé de Évora.

Este local, foi um pivô da geração de ouro da polifonia portuguesa, que viu florescer a produção de música sacra no renascimento português, pelas mãos de Estêvão de Brito, Estêvão Lopes Morago, e Manuel Cardoso.

O grupo vocal Cupertinos dedica-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, percorrendo composições de de compositores mundialmente conhecidos como Duarte Lobo (c.1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650), Filipe de Magalhães (c.1563-1652) ou Pedro de Cristo (c.1550-1618).

Este concerto chega na sequência da distinção conquistada pelo grupo nos Gramophone Classical Music Awards 2019 e prémio Melhor Álbum Música Clássica/Erudita na edição de 2021 dos prémios PLAY, assim como a sua inclusão na “Bestenliste” da “deutscher Schallplattenkritik”.

“Ação inserida na Rede Informal para a Difusão da Música Antiga [ridMUSA], um projeto de difusão e promoção de artistas locais no domínio da música historicamente informada, promovido pelo Auditório Carlos do Carmo de Lagoa do Algarve, Casa das Artes de Famalicão e o Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova para o quadriénio 2022-2025, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP)”, explica ainda uma peça informativa sobre a iniciativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version