Famalicão
Famalicão: Casa-Museu de Camilo assinalou 100 anos de abertura ao público
A Casa-Museu de Camilo assinalou, este sábado, 15 de outubro, 100 anos de abertura ao público e a data foi escolhida para oficializar a casa de Seide S. Miguel como o espaço sede do projeto turístico-cultural “Camillo – Rotas do Escritor”, que pretende materializar e potenciar uma rota literária em torno do património vivencial, literário e arquitetónico camiliano. A inauguração da sede da rota camiliana na galeria da Casa-Museu foi um dos pontos altos da sexta edição dos Encontros Camilianos, que decorreu ao longo dos dias de sexta-feira e de sábado, em Seide.
A programação contou, na sexta-feira, com a realização de um roteiro camiliano ao centro histórico de Braga, durante o qual foram evocados episódios biográficos do novelista e lugares ou edifícios frequentados por Camilo que serviram de cenário para as suas produções ficcionais, e com a apresentação de “Entre a flauta e a viola”, uma peça de teatro cómico de Camilo Castelo Branco, no auditório do Centro de Estudos.
No sábado, o dia começou com a intervenção do presidente da autarquia, Mário Passos, e do diretor da Casa de Camilo, José Manuel de Oliveira, seguida da conferência inaugural sob o tema “Retratos Camilianos: aproximações e enigmas”. Foi também inaugurada a exposição “A tebaida do Mestre de Seide – 100 anos de memórias de uma casa-museu” e realizaram-se várias comunicações que abordaram diferentes temáticas.
O dia terminou com a inauguração da sede do projeto “Camillo – Rotas do Escritor”.
-
Póvoa de Varzimhá 1 semana
GNR: Quatro detidos por caça numa área protegida na Póvoa de Varzim
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Mário Passos em Bairro acompanha evolução de diversas obras e projetos
-
Paíshá 4 dias
Depressão Garoe chega na segunda e traz chuva e vento fortes
-
Paíshá 1 dia
PCP questiona Governo sobre dragagem de areias nos portos marítimos do Norte