Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Carlos Novais venceu IV Torneio de Rápidas do Clube de Xadrez da Didáxis

No dia 14 de outubro, no Complexo Desportivo Vale S. Cosme, teve lugar o IV TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D. A direção da prova esteve a cargo de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, com a arbitragem por Carlos Dias.

Este evento marcou o início da época desportiva 2023/2024 do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, representando mais um marco nos vinte anos de história do clube famalicense.

O Rei esteve intergeracional, reunindo 23 participantes com idades entre os 6 e os 55 anos. Carlos Novais saiu como o grande vencedor, com um desempenho perfeito de 6 vitórias em 6 jogos. Os 2.º e 3.º lugares foram ocupados, respetivamente, por João Romano e pela Mestre FIDE feminina Inês Silva.

Além disso, foram entregues prémios aos primeiros lugares por escalão, que incluíram Artur Lemos (Veterano), José João Pinto (Sub-20), Gil Costa (Sub-18), Duarte Abreu (Sub-16), Hugo Santos (Sub-14), José António Ramos (Sub-12), Francisco Silva (Sub-10) e Matias Fernandes (Sub-08), com Diana Xavier conquistando o 1.º lugar feminino.

O Torneio visou tanto jogadores federados quanto não federados do Clube de Xadrez A2D, com o objetivo de promover a interação entre xadrezistas de diferentes idades e níveis de experiência, além de divulgar o jogo de xadrez para garantir a continuidade da formação de jovens jogadores de xadrez, preparando-os para competições escolares e federadas.

O evento contou com o apoio do polo desportivo do CIIES-Vale S. Cosme e do CX A2D, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Após o torneio, todos os atletas e encarregados de educação presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma análise de uma partida disputada entre dois atletas do CX A2D (José João Pinto vs. WFM Inês Silva, II Leça Chess Open 4-8-2023), proporcionando um momento de partilha e aquisição de novos conhecimentos.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Pedro Oliveira, do árbitro da prova, Carlos Dias, e do Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira. Todos concordaram em elogiar o trabalho de formação que o CX A2D tem realizado a nível local, distrital, nacional e internacional. Para concluir, o Sr. Vereador Pedro Oliveira expressou a disponibilidade contínua do município famalicense em apoiar as iniciativas do CX A2D para divulgar e promover este jogo-ciência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version