Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Eduardo Oliveira questiona política de habitação do concelho

Publicado

em

O líder do núcleo do Partido Socialista de Famalicão, Eduardo Oliveira, questionou, recentemente, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, sobre alguns aspectos referentes à política de habitação, praticada no concelho.

Antes disto, Eduardo Oliveira recordou que, em fevereiro de 2022, a Câmara de Vila Nova de Famalicão anunciou que, ao abrigo do programa 1.º Direito, iria realizar um investimento de 152 milhões de euros, a ser concretizado até 2026, proporcionando habitação digna a 1.481 famílias, num total de 7.961 pessoas.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Na altura era dito que as soluções podiam chegar pela intervenção direta da autarquia no parque habitacional”, relembra o vereador socialista, salientando que a Câmara de Famalicão anunciou que tal intervenção se daria pelo financiamento direto aos agregados elegíveis no programa e pelo apoio ao terceiro setor para intervenção naquele domínio.

Este segue afirmando que, alguns meses depois, em outubro, o investimento anunciado não foi de 152 milhões, mas sim de 62 milhões. Destes, 24 milhões vieram de um empréstimo bonificado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., e apenas 7 milhões foram alocados pelo orçamento municipal, alegando que tal foi propaganda política.

O vereador lembra que 817 agregados do concelho de Famalicão, correspondendo a 2.947 pessoas, foram identificados para o programa 1.º Direito, indicando que não possuíam recursos financeiros para aceder a uma habitação adequada.

Eduardo Oliveira pergunta a Mário Passos quantas famílias, das 1.481 inicialmente identificadas, receberam apoio até outubro de 2023 no âmbito da Estratégia Local da Habitação e de que forma esse apoio foi prestado.

No que diz respeito aos apoios financeiros, Eduardo Oliveira questiona sobre o montante disponibilizado pelo orçamento municipal.

No que diz respeito à intervenção direta da autarquia na construção de habitações, o vereador deseja saber quantas obras públicas foram realizadas em Famalicão para este fim e em que freguesias ocorreram.

Mário Passos afirmou publicamente que Famalicão estava a aproveitar oportunidades a nível nacional e europeu. A população de Famalicão quer saber que fontes de financiamento alternativas foram exploradas e quantas delas foram concretizadas com aprovação das respetivas candidaturas, bem como quais freguesias e grupos sociais foram abrangidos.

Relativamente à comunidade cigana, Eduardo Oliveira quer informações sobre as soluções propostas para a reabilitação da urbanização das Bétulas. Este também questiona se a Câmara de Famalicão pretende realocar os residentes dessa urbanização e, caso seja verdade, para onde planeia movê-los e onde estão disponíveis os estudos sobre esse caso específico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 2 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 3 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 4 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 4 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 4 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chuva ao longo do dia e descida das “mínimas” para este sábado

Famalicão espera, este sábado, mais um dia de chuva, cuja previsão se deverá prolongar ao longo de todo o dia...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Colisão em Pousada de Saramagos faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Rio Pele, nas imediações do Lidl em Pousada...

Desportohá 20 horas

FC Famalicão: Gustavo Assunção fala na recente evolução do clube

Com a aproximação de mais um jogo desta reta final de mais uma edição da I Liga, Gustavo Assunção, do...

Arquivo

Mais Vistos