Famalicão
Famalicão: Bairro recebe espetáculo de dança que celebra a tradição do “Lenço dos Namorados”

O Salão Paroquial da freguesia de Bairro, no concelho de Famalicão, recebe, este sábado, 14 de outubro, o espetáculo de dança “Lenço – Um cruzamento de danças”, numa celebração das tradições do “lenço dos namorados”, costume marcante nesta região.
O encontro tem hora marcada para as 21:30, a entrada é livre.
Sinopse:
O corpo em movimento, dançado, é o veículo através do qual as sociedades representam os seus desejos, vontades, fantasias, anseios, mas é igualmente motor para a sublimação de sentimentos, transformando-se em forma de comunicação artística. O “Lenço” nasce de um momento de partilha, pesquisa e criação artística com a comunidade famalicense de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais e que teve como ponto de partida a visão histórica, social, tradicional e etnográfica de uma das tradições icónicas do território minhoto, “O Lenço dos Namorados”. A poética contida na iconografia dos bordados e nas mensagens de amor e anseios, do Lenço dos Namorados foi mesclado com outras tradições intrínsecas ao território, desde logo as expressões físicas das danças típicas do Minho e a criação contemporânea. Esta coreografia não poderia ter acontecido sem a participação generosa e imprescindível de todos interpretes que através dos seus corpos e almas, apoiados na sua dedicação e criatividade, foram a chave essencial para o desenvolvimento deste espetáculo.
Ideia original: Vasco Macide
Conceção, criação e coreografia: Cristina Pereira, Tamar Porceljin e Vasco Macide
Interpretação: Elementos da Comunidade da CSIF de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais
Ambiente cénico e musical: Cristina Pereira, Tamar Porceljin e Vasco Macide
Desenho de Luz: Miguel Moço
Figurinos: Adriana Menezes
Produção: Molécula Fértil / ITZ-Intranzyt Cia
Coprodução: Teatro Narciso Ferreira
Este projeto é financiado pelo Programa Há Cultura 2023-2025 da Câmara Municipal de Famalicão em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira e tem como objetivo a construção anual de projetos de cocriação artística entre as entidades da Plataforma de Artes Performativas Sobre o Palco e a comunidade local.

-
Famalicãohá 1 semana
PS Famalicão: Soluções para a “Economia, Comércio e Indústria” debatidos na Casa das Artes
-
Desportohá 6 dias
Milhares de adeptos no Estádio do Dragão despedem-se de Pinto da Costa esta segunda-feira
-
Desportohá 4 dias
FC Famalicão: Emissários do Inter de Milão viajaram para Portugal para ver o futebol de Gustavo Sá
-
Economiahá 2 dias
Mais de 11 mil notas de euro contrafeitas apreendidas pelas autoridades em 2024