Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: População de Jesufrei fica a conhecer futuro adro da igreja

Foi apresentado, no último fim de semana, à comunidade de Jesufrei, aquele que será o futuro adro da igreja da freguesia, num evento inserida nas comemorações da Festa de São Miguel, com a presença do presidente da autarquia, Mário Passos.

A intervenção surge da necessidade de dotar este espaço de melhores qualidades urbanas e de melhores soluções de espaço público.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



De acordo com a memória descritiva do projeto, elaborado pela autarquia, o estado atual do adro de Jesufrei mostra boas valências de espaço público, “mas começa a apresentar alguns problemas e patologias construtivas e soluções que começam a tornar-se desadequadas”. É o caso do mau estado dos pavimentos e a sua desadequação para as diretrizes atuais de mobilidade, a falta de mobiliário urbano e a ausência de vegetação.

O conjunto de intervenções proposto pretende melhorar o alçado geral do conjunto paroquial, tornando-o mais luminoso e aprazível, e resolver algumas questões de acessibilidade e segurança. Propõe-se a substituição dos pavimentos do adro, de forma a melhorar a acessibilidade, a incorporação de floreiras, a substituição das tradicionais luminárias por equipamentos mais eficientes com tecnologia LED, a substituição das caixilharias do salão paroquial, entre outros trabalhos.

A grande alteração passa pela demolição das floreiras muradas existentes a Norte para dar lugar a um espaço de carácter mais urbano com vista para a paisagem, sem obstáculos visuais, com algum mobiliário urbano, criando uma espécie de miradouro neste local.

“Mais do que dar a conhecer o projeto, queremos essencialmente recolher contributos e ouvir aquilo que a comunidade tem para dizer sobre o que está projetado para este espaço que é, sobretudo, seu”, referiu Mário Passos, que se mostrou satisfeito pela boa aceitação da proposta apresentada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version