Siga-nos nas redes

Famalicão

Diana Gomes espera que denúncia abata “silêncio envolvido com vergonha” no desporto

Publicado

em

A presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), a ex-nadadora Diana Gomes, disse hoje esperar que as recentes denúncias de assédio sexual no desporto possam ajudar a derrubar um “silêncio envolvido com vergonha” em torno do fenómeno.

“Sempre foi um silêncio envolvido com vergonha, com a vítima se achar sempre culpada face a assédio sexual ou outro tipo de abusos. (…) Acho ótimo que se estejam a quebrar estas barreiras”, explicou Diana Gomes.

Várias futebolistas que alinharam no Rio Ave em 2020/21 denunciaram, numa notícia publicada na semana passada pelo jornal Público, ações de assédio sexual do então treinador do clube de Vila do Conde Miguel Afonso, que atualmente orientava o Famalicão, tendo também o diretor desportivo Samuel Costa sido alvo de um processo disciplinar.

Se nunca passou por qualquer situação de assédio ou abuso sexual “na primeira pessoa”, soube “mais tarde, por amigas”, de três situações “que tiveram com treinadores” ao longo da carreira.

“Fiquei supertriste por elas, perguntei porque não falaram disso na altura. Todas me responderam: por vergonha, porque achavam que tinham sido provocadoras. Acabaram por assumir um bocado da culpa”, contou.

No que toca ao trabalho preventivo e de combate, Diana Gomes considera essencial “um sistema em que as vítimas sintam que vão estar protegidas, de que não vão ser elas postas em causa”.

“Tem sido esse o caminho, denunciam e a vítima é dada por culpada. Falta-nos aquela trajetória final em que a vítima é realmente protegida, tem ferramentas e todo um sistema que a vai projetar e não expor, como muitas vezes acaba por ser o caso. Neste caso, tiveram de ser as jogadoras a dar o murro na mesa, a exporem-se para conseguir expor o tema”, lamentou.

Faltando “consolidar a parte final da solução”, a partir das plataformas de denúncia e o acompanhamento e resolução dado a cada caso, a presidente da CAO nota o “dever para com a sociedade” destes desportivas, envolvidos no trabalho em prol do desporto.

Nesse âmbito, reuniu recentemente com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, para falar sobre o assunto, a partir de um grupo de trabalho no Governo ligado ao fenómeno.

Nessa reunião, falou “sobre o Observatório Nacional da Violência Contra Atletas”, do qual é embaixadora, e da dificuldade daquele organismo em “receber denúncias terminadas”.

“Muito poucas chegam ao final e muitas, crê-se, é por não verem uma solução. É mesmo por aí o caminho, e estamos a começar a pensar em algo para conseguir ajudar o sistema e todas as vítimas de violência”, afirmou.

Quanto ao caso concreto que tem sido discutido e mediatizado na última semana, espera “que a consequência corresponda ao que as atletas sofreram, e não algo leve”.

“Tem de haver um exemplo de que há um final que corresponde às expectativas das atletas, e eventualmente outros casos virão a aparecer”, atirou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 9 horas

Veja os golos! Boavista FC 0 – 2 FC Famalicão

O FC Famalicão ganhou esta noite no Estádio do Bessa por duas bolas a zero frente ao Boavista FC em...

Bragahá 12 horas

Mulher falecida após agressão no Hospital de Braga será sepultada este sábado

Decorre este sábado o funeral de Ana Peixoto Veiga, de 65 anos, a mulher que foi vítima de uma brutal...

Famalicãohá 13 horas

Cidadão finlandês que fazia viagens de bicicleta desaparecido entre a zona do Porto e Viana do Castelo

Encontra-se desaparecido, presumivelmente entre as zonas do Porto e Viana do Castelo, um cidadão finlandês conhecido por “Pekka”, que habitualmente...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Conheça as datas e locais dos radares da PSP para o mês de fevereiro

A Polícia de Segurança Pública volta a divulgar, agora que termina mais um mês, a informação referente aos horários e...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva está de regresso este domingo

Famalicão espera, este domingo, o regresso da chuva, depois de alguns dias em que o sol dominou os céus no...

Paíshá 16 horas

Pessoa morre carbonizada após colisão seguida de incêndio na A4

Uma vítima mortal, é este o resultado de uma colisão rodoviária que provocou um incêndio numa das viaturas envolvidas, ao...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: GNR sensibiliza idosos para situações de violência, de burla e furto em Lousado

A Câmara Municipal de Famalicão promove uma ação de sensibilização junto da população sénior, com a cooperação das autoridades, no...

Desportohá 18 horas

Bacci não tem dúvidas: “O Famalicão não está na melhor fase, mas no princípio da época era uma das equipas mais creditadas para chegar aos lugares europeus”

As expulsões enfrentadas por futebolistas do Boavista há três jornadas seguidas estão relacionadas com a frustração acusada pelo lanterna-vermelha da...

Desportohá 18 horas

Governo vai eliminar obrigação de declarar juros e subsídio de refeição no IRS

O Governo vai anular a obrigatoriedade de declarar no IRS os rendimentos como os juros, mais-valias, dividendos, subsídios de refeição,...

Paíshá 19 horas

Polícia Judiciária: Homem detido em flagrante por tentar vender obras falsificadas de Paula Rego

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante um homem que tentava vender obras falsificadas como se fossem originais de artistas...

Arquivo

Mais Vistos