Site icon Fama Rádio e Televisão

Casas a preços acessíveis em Famalicão sorteadas a partir de hoje pelo Governo

O novo programa Arrendar para Subarrendar, uma das medidas do pacote Mais Habitação, vai sortear, a partir de hoje, as primeiras 106 casas de renda acessível em 18 concelhos do país.

Segundo um comunicado do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), as habitações têm tipologia de T0 a T5 e rendas entre os 325 euros e os 875 euros, “bastante abaixo da mediana do mercado”.

Naquele que é o primeiro concurso no quadro de uma das medidas inscritas no pacote Mais Habitação, apresentado pelo Governo e publicado hoje em Diário da República, os 18 concelhos com casas a sorteio são Vila Nova de Famalicão, Maia, Porto, Gaia, Gondomar e Matosinhos, na região Norte e Albufeira, Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Marinha Grande, Odivelas, Oeiras, Penacova, Praia da Vitória, Sintra e Torres Vedras, no resto do país.

De acordo com a informação do IHRU, os contratos de arrendamento têm a duração de cinco anos, renováveis por períodos iguais, e destinam-se a habitação permanente para agregados com taxa de esforço máxima com a renda abaixo de 35%.

São elegíveis as pessoas ou famílias com rendimentos anuais até ao 6.º escalão de IRS, com prioridade para os agregados com idade até aos 35 anos, as famílias monoparentais e as famílias com quebras de rendimento superiores a 20% face aos rendimentos dos três meses precedentes ou do mesmo período homólogo do ano anterior.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version