Site icon Fama Rádio e Televisão

Inscrição das Festas Antoninas de Famalicão no Inventário Nacional em consulta pública

 A inscrição das Festas Antoninas, de Vila Nova de Famalicão, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial está em consulta pública, segundo anúncio hoje publicado em Diário da República.

Assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, o anúncio dá conta de um prazo de 30 dias para a consulta pública.

As observações em sede da presente consulta pública poderão ser apresentadas, de forma desmaterializada, através do sistema MatrizPCI (http://www.matrizpci.dgpc.pt/) ou, em alternativa, ser endereçadas, em correio registado, à Direção-Geral do Património Cultural.

Findo o prazo da consulta pública, a Direção-Geral do Património Cultural tem 120 dias para decidir sobre o pedido de inventariação.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, quer ver as Festas Antoninas inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo para o efeito apresentado uma candidatura no âmbito do projeto regional “Romarias do Minho”.

O projeto, constituído pela maioria dos municípios da região, visa identificar, estudar, valorizar e promover as principais festividades minhotas no país e no estrangeiro.

Segundo informação disponibilizada na página da Internet do município, as Festas Antoninas, em honra do ‘Santo Casamenteiro’, “mobilizam o concelho e chamam à cidade milhares de turistas”.

“A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares”, refere a autarquia, que tem o seu feriado municipal no dia do Santo António (13 de junho).

A Câmara de Famalicão destaca ainda que, todos os anos, milhares de pessoas se concentram na Rua Alves Roçadas, junto à capela de Santo António, para receber o ‘pão de Santo António’, cumprindo-se assim uma das mais antigas tradições das Festas Antoninas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version