Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Dom José Ornelas pede desculpas às vítimas de abuso sexual na igreja após polémica

Publicado

em

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom José Ornelas, pediu na segunda-feira perdão às crianças vítimas de abusos sexuais por parte de padres da igreja católica e garantiu que os visados serão excluídos da igreja se forem condenados.

“Eu peço sempre desculpa a estas pessoas, sempre que falo disto. Não é desculpa, é precisamente perdão a estas pessoas. Porque estas pessoas foram abusadas onde menos deviam ter sido”, disse o bispo da diocese de Leiria-Fátima em entrevista na CNN Portugal.

Dom José Ornelas assegurou ainda que os padres visados “serão excluídos do ministério da igreja se são condenados por pedofilia” e lembrou que “até lá têm sido retirados do ministério”.

O Ministério Público (MP) confirmou no sábado estar a investigar o bispo D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, por alegado encobrimento de abusos sexuais, revelando que já houve uma investigação com possíveis ligações a este caso em 2011.

“Confirma-se a receção de participação provinda da Presidência da República. A mesma foi transmitida ao Ministério Público de Braga e ao DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Lisboa para análise”, esclareceu a Procuradoria-Geral da República (PGR) numa resposta enviada à agência Lusa, na sequência da notícia avançada pelo Público.

Além da investigação iniciada no final de setembro pelo DIAP de Lisboa, a PGR adiantou também que já existiu um inquérito em 2011 com possíveis ligações a este caso, mas remeteu mais informações para a consulta do respetivo processo.

Em comunicado, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) assegurou que o seu presidente, José Ornelas, “deu indicações” em 2011 para que suspeitas de abuso sobre crianças num orfanato em Moçambique fossem investigadas, não tendo sido encontradas evidências de “possíveis abusos”.

A CEP refere que “passados todos estes anos”, o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa “foi surpreendido com a informação” de que decorre uma investigação na PGR, “sem que, até ao momento, tenha recebido qualquer notificação e cujo conteúdo desconhece”.

José Ornelas, de 68 anos, preside à CEP desde 16 de junho de 2020 e é bispo de Leiria-Fátima desde 13 de março deste ano. Ocupou o cargo de superior geral dos Dehonianos entre 27 de maio de 2003 e 06 de junho de 2015.

Especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, José Ornelas chegou a fazer formação missionária em Moçambique.

José Ornelas que, no final de 2021, anunciou a criação de uma comissão independente para o estudo dos abusos na Igreja Católica em Portugal, que é coordenada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht e que deverá apresentar as conclusões do seu trabalho em janeiro do próximo ano.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 minutos

Famalicão espera sol e subida da “máximas” até aos 23 graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de sol e céus nublados, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Paíshá 1 hora

Legislativas: Partido Socialista perdeu cerca de 400 mil votos nestas eleições

O PS perdeu 400 mil votos nas legislativas de domingo, em comparação com as de 2024, enquanto o Chega foi...

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Ave: Uma pessoa gravemente ferida após queda de estrutura de um posto de abastecimento em Aver-o-Mar

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um acidente registado num posto de abastecimento de combustíveis...

Guimarãeshá 3 horas

Ave: Homem de 50 anos gravemente ferido após colisão rodoviária de bicicleta em Guimarães

Um homem com cerca de 50 anos ficou gravemente ferido, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Mogege recebe prova do Campeonato Nacional Super Enduro a 07 de junho

Famalicão é um dos locais escolhidos para a disputa Campeonato Nacional Super Enduro 2025, que passa, pela primeira vez, pela...

Regiãohá 6 horas

Santo Tirso: Homem idoso surpreendido por assaltantes que se colocaram em fuga com dinheiro e joias

Um homem idoso foi vítima de um assalto, na manhã deste domingo, em Santo Tirso. Surpreendido pelos criminosos às primeiras...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Gala da Associação de Dadores de Sangue celebra 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão convida a sua comunidade para a Gala 25 Anos”, que irá decorrer...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Delães em festa para assinalar a sua Mostra Comunitária a 31 de maio e 01 de junho

Delães reúne-se para celebrar a sua Mostra Comunitária, que irá apresentar as associações locais, em ambiente festivo, no Campo de...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão foi um dos poucos clubes a subir na classificação da Primeira Liga

O FC Famalicão foi um dos únicos clubes da Primeira Liga, em conjunto com o Estoril Praia, a melhorar a...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Rua Direita enche-se de fado para homenagear Joaquim Rodrigues

A Praça Manuel Sottomayor, na Rua Direita, será palco de mais uma noite de música ao vivo, que irá homenagear...

Arquivo

Mais Vistos