A «Manta dos Afetos», uma tapeçaria em forma do território de Vila Nova de Famalicão que foi apresentada publicamente neste sábado, 1 de outubro, nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, assinaladas no concelho famalicense com uma festa convívio que decorreu no Parque do Quinteiro, em Oliveira São Mateus, foi criada com centenas de retalhos trabalhados e personalizados com muito carinho por cerca de uma centena de seniores de Famalicão.
Perto de três centenas de seniores famalicenses associaram-se à festa que contou com vários momentos de animação, protagonizados pelos alunos dos cursos técnicos de desporto, geriatria e restauração da Didáxis de Riba de Ave e pela Tuna ARRA, Associação de Reformados da freguesia, e com uma ação de sensibilização para os direitos da pessoa idosa pela PSI-ON.
A iniciativa esteve enquadrada no projeto de criação das Academias Sénior de Famalicão, um programa descentralizado de promoção de uma vida ativa junto dos seniores, cuja rede de espaços e de promotores será brevemente apresentada publicamente.
Presente no evento, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, falou “na importância de se trabalhar a problemática do isolamento social, de reforçar os laços de pertença dos seniores à comunidade e de potenciar uma vida mais ativa através do trabalho criativo e da partilha de atividades e de experiências, conforme são objetivos deste projeto”.
Esta primeira «Manta dos Afetos» envolveu os seniores da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) de Castelões, Oliveira São Mateus, Oliveira Santa Maria, Riba de Ave e Pedome. Outras se seguirão, com os mesmos objetivos e as mesmas dinâmicas, trabalhadas em todas as outras CSIF’s de Famalicão.