Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Professor de Moral acusado de abuso fica a conhecer acórdão esta quinta-feira

Publicado

em

O professor de Educação Moral e também encenador de teatro acusado de abusar sexualmente de 15 alunas menores de uma escola de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, conhece hoje o acórdão, no Tribunal de Guimarães.

A leitura do acórdão do julgamento, que arrancou em novembro de 2023 e que decorreu à porta fechada, devido aos crimes de cariz sexual em causa e ao facto de as vítimas serem menores, está agendada para as 14:00 no Tribunal de Guimarães (Creixomil).

O arguido, à data dos factos docente de Educação Moral e Religião Católica na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, distrito de Braga, está acusado de 87 crimes de abuso sexual de menores dependentes, sendo as vítimas 15 alunas, com idades entre os 14 e os 17 anos.

A acusação do Ministério Público (MP), confirmada por um juiz na fase de instrução, sustenta que os crimes foram cometidos essencialmente durante os ensaios da companhia de teatro O Andaime, que o arguido, atualmente com 54 anos, criou naquela escola e da qual era encenador.

Outros abusos terão acontecido durante aulas de Moral e numa deslocação a um festival de teatro em Penafiel, no distrito do Porto.

Na primeira sessão de julgamento, realizada em 21 de novembro de 2023, a advogada do arguido reiterou a inocência do seu constituinte.

“A defesa de Fernando Silvestre, na altura da produção da sua prova, vai demonstrar que o acusado não cometeu qualquer ilícito criminal de abuso de menores ou outro. E que o seu método de ensino de teatro é universal e não contém qualquer abuso ou distorção, sendo utilizado em todo o mundo civilizado”, disse Patrícia Cipriano aos jornalistas, no exterior do tribunal.

Na instrução, fase facultativa que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue e em que moldes para julgamento, o arguido negou tudo, alegando que em causa estaria uma “cabala” montada por um grupo de alunas que se sentiram “rejeitadas ou trocadas” enquanto atrizes e que, desta forma, querem vingar-se com acusações infundadas.

A juíza de instrução criminal decidiu, contudo, levar o arguido a julgamento, pois considerou haver prova “robusta” de que terá cometido “inúmeros atos atrozes”, aludindo mesmo a alguns casos de “gravidade extrema” e considerando que a tese de cabala “é completamente descabida”.

Na decisão instrutória, a juíza sustenta ainda que o arguido “era uma figura idolatrada e adorada” por todos quantos frequentavam as suas aulas de teatro.

“Não podemos esquecer que, na adolescência, vemos os professores como um modelo a seguir. Confiamos nos seus ensinamentos. Por isso, foi tão fácil ao arguido a prática reiterada destes abusos, que foram auxiliados pela posição que ocupava e pelo modo como as alunas o viam. Numa altura em que se carregam todos os sonhos do mundo, estas meninas sonhavam em ser atrizes e tinham alguém de confiança que as inspirava e que as fazia sonhar”, lê-se na decisão instrutória.

Para a juíza, o arguido aproveitou-se desse sonho para manipular as alunas.

O arguido foi colocado este ano letivo na EB 2,3 de Rates, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, pois o tribunal não decretou nenhuma medida de afastamento e o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) explicou que, legalmente, não podia prolongar mais a suspensão preventiva do docente, prometendo, contudo, que Fernando Silvestre não iria dar aulas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Cada golo da ‘final four’ da Taça da Liga vai valer dois equipamentos especializados para os bombeiros

Cada golo marcado na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol vai valer dois equipamentos de telecomunicação às corporações...

Regiãohá 14 horas

Despiste e colisão aparatosa na Trofa termina com capotamento em rua de sentido único

Um veículo ficou capotado ao início da noite desta segunda-feira, na Trofa, no seguimento de um despiste seguido de colisão,...

Paíshá 14 horas

Tribunal condena cinco elementos da GNR por colaboração na exploração de jogos ilegais

O Tribunal da Feira condenou esta segunda-feira cinco militares da GNR a penas de prisão, substituindo as penas a dois...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Temperaturas sobem 3 graus numa terça-feira com chuvas leves

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia com probabilidade de chuviscos, ou chuvas leves, que se vão prolongar ao longo da...

Paíshá 16 horas

Ex-ministro do PSD António Couto dos Santos perde a vida após acidente num campo de golfe em Matosinhos

O antigo ministro social-democrata António Couto dos Santos é o morto hoje encontrado a boiar num lago no Citygolf, na...

Póvoa de Varzimhá 16 horas

Mulher arrastada pelo mar da Póvoa de Varzim encontrada sem vida após operações de busca

Uma mulher perdeu a vida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um afogamento no mar da Póvoa de Varzim....

Regiãohá 17 horas

Colisão fez um ferido e cortou circulação ao início da tarde na EN105 em Vila das Aves

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu dois veículos...

Famalicãohá 18 horas

GNR: 714 infrações de trânsito e mais de 80 acidentes registados no distrito de Braga na última semana

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do distrito de Braga levou a cabo um cojunto de operações, entre os...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Igreja Paroquial de Cruz recebe XII Encontro de Reis a 18 de janeiro

A Unidade Pastoral das freguesias de Gavião, Cruz e Requião convida a comunidade para a 12.ª edição do seu Encontro...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Fugir ao trânsito da EN14 mais fácil após requalificação da Rua Central de Candeeira em Ribeirão

A Junta de Freguesia de Ribeirão congratula-se com a conclusão da primeira fase das obras de requalificação da Rua Central...

Arquivo

Mais Vistos