Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Debate “Pensar 2025” levou ideias e projetos futuros do PS à Casa das Artes

Foi perante uma casa cheia que o núcleo famalicense do Partido Socialista se reuniu, esta terça-feira, no Café-Concerto da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, para a sessão “Pensar 2025”, dedicada ao debate dos projetos e ideias a desenvolver no concelho no próximo ano.

Aqui, estiveram em cima da mesa assuntos como as dificuldades atuais na educação local, o papel da escola pública e da escola privada, a necessidade de aprofundar a descentralização e de reter os talentos aqui formados.

Com o líder concelhio Eduardo Oliveira como moderador, a sessão debruçou-se ainda sobre “dez pontos para uma visão estratégica educativa concelhia” apresentados pela docente e deputada na Assembleia Municipal Elisa Costa.

No momento final do encontro, Eduardo Oliveira apontou que “as condições financeiras das famílias não podem ser um obstáculo no acesso à educação”, apontando também diversas ideias para o futuro tais como ideias para garantir apoio às crianças com necessidades especiais e atividades extracurriculares, como por exemplo desporto adaptado.

Por outo lado referiu também ideias no sentido de criar um estratégia em conjunto com as empresas locais para a angariação de mão de obra qualificada e uma formação profissional que responda às necessidades dos empresários, traduzindo-se na criação de um gabinete de apoio para integração e acompanhamento dos novos estudantes emigrantes, garantindo um kit escolar a todos jovens, referindo ainda que a alimentação deverá ser gratuita para todos.

“É muito importante que as famílias saibam que têm assegurados a creche e o pré-escolar, garantindo vagas para todos no concelho de Vila Nova de Famalicão”, concluiu Eduardo Oliveira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version