Famalicão
Igrejas de Famalicão recebem mais uma edição do Festival Internacional de Órgão
Famalicão e Santo Tirso recebem mais uma edição do Festival Internacional de Órgão (FIO), que decorre até 06 outubro. Este ano, o certame, que é um dos mais importantes do país, comemora o seu 10º aniversário com um conjunto de concertos de celebração da música de órgão e do património musical.
O Festival é organizado pela Tagus-Atlanticus Associação Cultural, e pela empresa JMS Organaria. Desde a sua criação, tem atraído músicos e amantes da música de todo o mundo e tem sido um espaço de encontro entre o tradicional e o contemporâneo, onde intérpretes de renome nacional e internacional partilham o palco com jovens talentos.
Para Rodrigo Teodoro de Paula, diretor artístico do FIO, “celebrar os 10 anos de um dos mais importantes festivais de órgão de Portugal é um enorme prazer, não apenas celebrar o Festival e os concertos, mas todo o trabalho de recuperação, valorização e difusão, inclusivamente entre os mais pequenos, deste património”.
O FIO chega a Famalicão já esta sexta-feira, à Igreja Matriz de Famalicão, pelas 21h00, com o concerto “Sonatas de Chiesa”, com Raquel Cravinho, no violino branco, e Daniel Oliveira, no órgão. Depois, no dia 5, a Igreja de Ribeirão é palco, pelas 21h00, do concerto “ Júbilo Mozartiano”, como a soprano Cécile Achille, a organista Sara Johnson Huidobro e ainda a participação da Orquestra da Universidade do Minho.
A fechar, no dia 6 de outubro, na Igreja do Mosteiro de Landim, a partir das 16h00,, têm lugar concertos barrocos, pelo organista Javier Artigas e o quinteto de cordas Ensemble.
Foto: Município de Santo Tirso/DR
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão de Lés a Lés: Freguesia de Castelões em destaque esta semana
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Faleceu Padre Joaquim Milheiro do Convento de Requião tinha 92 anos
-
Sociedadehá 4 dias
Gavião prepara uma série de atividades para celebrar quadra festiva do Natal a partir deste fim de semana
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Homem de 25 anos detido pela PSP com arma proibida