Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Parlamento discute “obras urgentes” na Escola Júlio Brandão

Publicado

em

O parlamento discutiu hoje projetos de resolução do PS, PSD, BE, PCP, CDS-PP, PAN, PEV e IL que pedem a reabilitação e requalificação urgente de 11 escolas, com muitas críticas ao estado de degradação dos equipamentos, encontrando-se entre estas a Escola Básica 2,3 Júlio Brandão de Famalicão.

Excluindo o grupo parlamentar do PS, que apresentou dois projetos de resolução, todos os deputados e grupos parlamentares que intervieram deixaram muitas críticas ao Governo, acusando a tutela de tratar “com desdém a Educação”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Pese a propaganda do Governo, aquilo que tem sido feito nas escolas tem sido quase e exclusivamente no âmbito do programa de remoção do amianto, reconhecendo-se aqui o esforço dos municípios nesta tarefa. Por isso, só restam intervenções pontuais e minimalistas por parte do Ministério da Educação”, afirmou o deputado social-democrata Firmino Marques, que apresentou 10 projetos de resolução.

No mesmo tom, o deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, que apresentou um projeto de resolução, acusou a tutela de “encher a boca para falar na importância da educação”, mas permitir que existam escolas a “cair aos bocados”.

O Bloco de Esquerda, que também apresentou um projeto de resolução, alertou, através da deputada Alexandra Vieira, que “enquanto se continuar a olhar para a requalificação das escolas como uma despesa e não como um investimento o problema se irá eternizar”.

Já a deputada do Pessoas-Animais–Natureza (PAN) Bebiana Cunha, que deu voz a um projeto de resolução, lamentou que se faça “’rankings’ com as notas”, mas não com “os investimentos na Educação”.

Também a deputada do Partido Ecologista “Os Verdes”, Mariana Silva, criticou o facto de as escolas terem “intervenções esporádicas”, que “apenas servem de paliativo”.

No mesmo sentido, a deputada do PCP Paula Santos considerou “inaceitável que o Governo esteja mais preocupado em transferir os encargos para as autarquias”, no âmbito do processo de descentralização de competências.

Já a deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa, que se despediu hoje do parlamento, defendeu a necessidade de realizar as obras com “maior velocidade” e de criar um mapeamento e plano de ação que “não dependa do partido, do autarca, da existência da televisão, de uma petição cheia de assinaturas, mas que parta da justa ponderação das necessidades”.

Por sua vez, os deputados do PS que intervieram, Sara Velez, Francisco Rocha e Porfírio Silva, reconheceram a necessidade de intervir em algumas escolas, mas minimizaram as responsabilidades do atual Governo.

“Há processos em andamento, há processos que têm a ver com problemas com o empreiteiro e outros casos em que foi o governo anterior (PSD/CDS-PP) que suspendeu as obras, com a desculpa da ‘troika’”, argumentou Porfírio Silva.

Os 27 projetos de resolução foram apresentados por PSD (10), CDS-PP (8), PEV (3), PS (2), BE (1), PCP (1), PAN (1) e IL (1).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Veja o golo! FC Famalicão 0-1 Sporting CP

O FC Famalicão perdeu esta noite no Estádio Municipal frente ao Sporting CP em jogo em atraso a contar para...

Desportohá 11 horas

RELATO | FC Famalicão x Sporting CP

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o FC Famalicão e o Sporting CP a contar para a...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Colisão rodoviária em Brufe faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida Dom Afonso III, em...

Bragahá 13 horas

Criança de 4 anos esquecida em viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã de hoje no interior da viatura de transporte escolar que...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão X Sporting: Adeptos mais ferrenhos revelam previsões e emoções para um dos jogos mais decisivos desta edição da I Liga

Neste final de tarde são milhares os que se dirigem ou esperam acompanhar a nova data do FC Famalicão X...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão espera quarta-feira de sol e “máximas” de 25.º graus

Famalicão espera, esta quarta-feira, mais um dia de sol, parcialmente nublado, de acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Português...

Famalicãohá 15 horas

Lions Clube de Famalicão oferece camas articuladas a doentes com necessidades sinalizadas

O Lions Clube de Famalicão realizou mais uma das suas missões solidárias com a oferta de duas camas articuladas a...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: XII Passeio de Bicicletas Antigas realiza-se em Seide este sábado

A Confraria de Bicicletas e Motas Antigas de Seide S. Paio convida a comunidade para o XII Passeio de Bicicletas...

Sociedadehá 16 horas

Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores defende alargamento da época balnear após diversas tragédias no mar nas últimas semanas

O presidente da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) defendeu que a época balnear “não se pode restringir somente ao...

Desportohá 17 horas

Futebol Clube de Famalicão Sporting joga-se hoje

A poucas horas do jogo Futebol Clube de Famalicão – Sporting Clube de Portugal, fomos perceber o que está a...

Arquivo

Mais Vistos