O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, esteve, esta quinta-feira, nas instalações da CIOR, para acompanhar de perto a construção seu Centro Tecnológicos Especializado, que irá integrar uma rede deste tipo de infraestruturas no concelho, que representam um investimento de cerca de 8 milhões de euros, apoiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
“As nossas escolas profissionais estão cada vez mais capacitadas para formar quadros de excelência, orientados para o desenvolvimento, inovação e indústria 5.0 e para dar resposta às necessidades do tecido empresarial do concelho”, apontou Mário Passos, que vê tal ação como impulsionadora do “ensino profissional e tecnológico, melhor apetrechado e capaz de responder aos novos desafios da indústria e da digitalização”, acrescentou.
Acompanhado pelo vereador da Educação, Augusto Lima, pelo diretor da CIOR e também pelo presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais, Amadeu Dinis, o autarca pode inteirar-se da evolução do novo espaço, direcionado para a indústria e a metalomecânica, fruto de um investimento de 1,7 milhões de euros.
“Queremos trabalhar em rede para potenciar a articulação e a intercooperação na implementação entre os CTE, mas também criar sinergias que possam impulsionar o ensino para patamares de inovação e especialização tecnológica, valorizando as qualificações intermédias e o crescimento da formação de nível secundário com certificação profissional”, acrescentou o autarca.
Este centro tecnológico irá assim integrar a estrutura composta pelos outros 7 CTE do concelho, que incluem a Escola Profissional Forave, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I e a Escola Profissional CIOR.